Tendência de maquiagem foxy eyes: o que é e como fazer

mulher com maquiagem foxy eyes
O foxy eyes é uma técnica para alongar os olhos

Os olhos nunca tiveram tanto destaque quanto agora. É por isso que os foxy eyes estão em alta. Você sabe o que é?

Embora tenha gerado algumas polêmicas, esse tipo de maquiagem é uma das tendências mais marcantes de 2020. E se trata de um estilo fácil de replicar em casa mesmo.

Se você ainda não sabe direito o que é o foxy eyes, não se preocupe. Confira todos os detalhes a seguir!

Descubra o que é a maquiagem foxy eyes

kendal jenner usando foxy eyes
Kendal Jenner foi uma das responsáveis pela popularização do Foxy eyes

Quem não ama um delineado gatinho? Essa estética de puxar e realçar os cantinhos dos olhos nos acompanha faz tempo. A ideia é deixar o olhar mais sensual, intenso, não é verdade? E o foxy eyes segue o mesmo objetivo.

A estética foi criada com a intenção de esticar os olhos, por assim dizer. O objetivo é deixar o olhar mais alongado, quase como um lifting facial. Além do delineador, a sombra também é puxada até mais longe. Além, é claro, de uma máscara para cílios muito volumoso, puxando para as extremidades externas.

Mas, é importante dizer, essa tendência está indo além da maquiagem. Há clínicas estéticas oferecendo procedimentos para que esse puxadinho seja definitivo. Técnicas com o uso de botox, ou mesmo uma blefaroplastia, quando parte da pálpebra é cortada, estão sendo muito procuradas. 

Há inclusive a opção de colocar fios absorvíveis pela pele para deixar o cantinho do olho puxadinho e levantado. 

Conseguiu perceber porque a tendência está gerando polêmica? Ou ainda não? 

Entenda porque a make gerou muita polêmica

a polêmica da make foxy
A maquiagem não é polêmica, mas sim os procedimentos definitivos

Desde que famosas como Kendall Jenner e Bella Hadid começaram a aparecer com foxy eyes, surgiu uma discussão. Seria esse estilo de make uma apropriação cultural?

Se você não consegue entender o motivo desse questionamento, pense nas mulheres que já tem os olhos puxados. Durante anos, coreanas, japonesas, chinesas, entre outras de origem asiática, sofreram algum tipo de discriminação por suas estética. E agora ela virou moda? E em mulheres não asiáticas?

Para compreender melhor, pense que muitas meninas foram imitadas na escola. Sabe quando crianças, adolescentes e até adultos puxam os olhos com as mãos, como chacota? Essa é a lógica da polêmica. 

Convém dizer, no entanto, que as discussões não estão relacionadas à maquiagem. Na verdade, as críticas são para quem faz procedimentos estéticos para conseguir um visual permanente. 

A padronização reversa de cirurgias e tratamentos seriam especialmente ofensivos e insensíveis a esse sofrimento. 

Aprenda como fazer foxy eyes em casa

passo a passo da maquiagem
A maquiagem destaca os olhos com a ajuda de delineador e sombra

Apesar das críticas, a maquiagem do foxy eyes em si, acabou ficando de fora da discussão. Como se trata de uma tendência, há o entendimento de que funciona como outras trends. O gatinho puxado e a sobrancelha arqueada que lembra as cholas mexicanas, por exemplo, também foram sucesso.

 O cuidado está em como você usa a make. Se é para se sentir mais bonita ou se transformar em algo que não é ou não entende. 

Dito isso, fazer a maquiagem foxy eyes em casa não é nada complicado.

Veja o passo a passo simples! 

  1. Comece marcando uma linha imaginária diagonal entre o fim do olho e o canto exterior da sobrancelha;
  2. penteie a sobrancelha e direcione os fios para cima, não para o lado;
  3. esfume uma sombra de média a escura entre o olho e a sobrancelha, criando uma linha base;
  4. use um delineador fino para puxar um traçado do olhar em direção à sobrancelha, escolha o ângulo de acordo com o quanto quer destacar;
  5. utilize o delineador em toda a pálpebra se tiver olhos grandes. Se forem pequenos, mantenha o traçado apenas até metade da região;
  6. faça um delineado tipo egípcio no canto interno dos olhos;
  7. faça o traçado inferior se encontrar com o superior;
  8. passe um lápis claro na linha interna dos olhos, para aumentá-los;
  9. coloque cílios postiços cantoneiros;
  10. abuse da máscara para cílios e retoque o delineado por cima dos cílios.

Para quem quer um look bem puxado, o traçado exterior deve seguir mais longe. É possível também criar essa ilusão apenas com uma sombra. Para um visual mais natural, esfume tons leves como rosa ou mesmo um marrom menos pigmentado.

 É possível inclusive nem usar o delineador ou apostar em um super colorido, para deixar mais arrojado. 

Veja dicas de como não errar na maquiagem

olho com foxy eyes mais discretos
Sempre respeite o seu estilo

Embora o foxy eyes tenha dominado as maquiagens de 2020, a verdade é que está longe de ser uma unanimidade. Por isso, a primeira dica para nunca errar a make é respeitar o seu estilo. Se você acha que a polêmica sobre apropriação cultural faz sentido, não hesite em dispensar a tendência.

Outro detalhe importante é sempre valorizar os seus traços. Se você gosta de ter olhos mais baixos, por exemplo, não existe qualquer obrigação de que precise levantá-los com a make. Ou menos ainda com procedimentos estéticos.

Outras dicas importantes:

  • utilize sempre produtos de boa qualidade — isso evita um visual borrado ou desleixado;
  • comece pelo menos — antes de grudar o delineador na sobrancelha, faça uma pontinha discreta e trabalhe a partir daí;
  • use cores que combinem com sua paleta de pele — um delineado roxo pode ficar lindo na sua amiga, mas tudo bem se você combina mais com verde;
  • destaque uma área por vez — é sempre mais fácil escolher entre olhos e boca, em vez de aplicar uma super make em ambos;
  • avalie o evento ou ocasião — usar máscaras tem destacado muito o olhar, mas será que você precisa sempre de olhos super marcados?

Para encerrar, vale dizer que tendências servem como guia para encontrar seu melhor. Então, se foxy eyes não são muito a sua praia, tudo bem! Só use make e trends que te façam sentir bem!

Tem alguma novidade de maquiagem que você nunca curtiu? Ou que evita usar mesmo sendo super sucesso? Deixe um comentário contando pra gente! Vamos adorar saber mais sobre o seu estilo! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*