Sombras coloridas: como usar sem parecer infantil

as sombras coloridas da Manu Gavassi
Manu Gavassi ajudou a popularizar as sombras coloridas

Além do cabelo da Manu Gavassi ter virado um hit, a maquiagem da cantora também fez sucesso. Mas, será que todo mundo pode usar sombras coloridas iguais às delas sem parecer infantil? 

Embora a make seja sempre muito democrática, a verdade é que mesmo por trás de combinações coloridas é preciso ter algum cuidado. Sabendo dosar detalhes, é possível ter um visual arrojado, delicado e adulto.

Para te ajudar nessa tarefa, reunimos aqui algumas dicas essenciais, confira! 

Escolha uma cor dominante

sombras coloridas com delineador
A cor dominante vai dominar o seu look

Na hora de usar sombras coloridas, o ponto de partida para não correr risco de errar é escolher uma cor dominante. É possível, por exemplo, combinar tons de laranja e azul. Entretanto, para quem não tem tanta prática, a escolha de um tom principal facilita bastante a maquiagem. 

Também vale ficar atenta às demais cores que vai usar na make. Os olhos azuis ou verdes podem brigar com um batom vinho. Da mesma forma, os olhos vermelhos e o batom vermelho exigem uma personalidade forte. Sempre lembre o que tem a ver com a sua personalidade, não apenas o que está em alta. 

Esfume com um tom escuro

sombras coloridas azuis
O esfumado vai deixar o visual mais elegante

Nem todo mundo consegue usar as sombras coloridas da Manu Gavassi, quem via o Big Brother Brasil lembra que eram tons fortes e intensos. No entanto, para quem quer um look menos brilhantes, vale usar um tom mais escuro para esfumar os cantinhos e amenizar a cor.

Na dúvida, vale utilizar sempre o preto e o marrom para ajudar a esfumar os coloridos. Se quiser abrir o olhar, aposte também em um pontinho de luz no canto interno dos olhos. Basta usar um iluminador ou uma sombra branca para fazer só um destaque leve e quebrar a cor. Essas misturinhas deixam o visual mais elegante, sem qualquer risco de parecer infantil.

Combine com os delineadores coloridos 

delineador colorido combina com sombras coloridas
Os delineadores coloridos ajudam a criar um visual mais ousado

Você é mais ousada e quer abusar dos coloridos? Então além da sombra, é possível combinar também com os delineadores igualmente intensos. Essa dica vale principalmente para quem ama destacar os olhos e não têm medo de chamar atenção.

Já para quem quer começar aos poucos, vale inclusive escolher um delineador bem vivo e passar mesmo sem sobre por baixo. Assim, você consegue o colorido dos olhos de um jeito mais simples. Se trata de uma forma de ir acostumando com esse tipo de visual para depois usar as sombras. 

Comece com detalhes 

O ponto de luz colorido é uma alternativa às sombras coloridas
O ponto de luz colorido é uma alternativa às sombras coloridas

Você já deve ter visto aqueles pontinhos de luz no cantinho interno. E se essa marcação fosse azul? ou laranja? E se você completasse com batom do mesmo tom? Começar com detalhes mais simples ajuda a criar confiança antes de aplicar as sombras coloridas que você tanto ama.

Outra forma super em alta de usar as sombras coloridas, é passar na linha d’água. Use como se fosse um lápis mesmo, sabe? Pode tanto combinar com a sombra nas pálpebras quanto ser um detalhe sozinho, sem outras cores intensas. 

Aplique com pincéis de boa qualidade 

Dependendo do conjunto de sombras que você compra, geralmente vem um aplicador junto. Não é uma opção ruim, entretanto, nem sempre eles permitem que o pó fixe completamente. Investir em bons pincéis é uma forma garantir que o visual será elegante e não infantilizado.

O segredo para as sombras coloridas está em uma aplicação correta e bem pigmentada. Lembra aquelas cores clarinhas dos estojos de criança? É sempre essencial que não fique parecendo sem graça, como se tivesse faltado pó. Não economize na quantidade de maquiagem. Sempre que for aplicar, seja generosa. 

Aposte no primer

primer para sombras coloridas
O primer ajuda a fixar a cor das sombras

Outro truque para que a cor fique bem fixada, é o uso de primer. Mesmo as sombras coloridas de melhor qualidade nem sempre conseguem grudar na sua pele como você gostaria. O que o primer faz é criar uma base para que a cor consiga se destacar.

Muita gente pensa em passar base mesmo por baixo, no entanto, as texturas nem sempre combinam e o visual pode ficar pesado. O primer é importante inclusive na aplicação do delineador. O que acontece é que sua composição ajuda a diminuir a umidade, deixando a pele bem seca. Dessa forma, outros produtos conseguem uma aderência maior. 

Invista em sombras coloridas variadas

paleta colorida
Uma paleta de boa qualidade dura anos

Por ser muito marcante, o uso de sombras coloridas combina com os mais variados looks. Entretanto, se você tiver apenas uma paleta com dois tons, a tendência é acabar se cansando rapidamente. Por isso, vale a pena investir em paletas maiores, com muitas cores.

Outra questão importante é que a qualidade das sombras é indispensável. Investir em produtos de marcas consolidadas no mercado é uma forma de economizar. Quando as sombras coloridas são feitas de componentes de boa procedência (dê preferência aos veganos e cruelty free!), você vai precisar de menos quantidade para ter bons resultados.

Confie no resultado 

mulher usando sombras coloridas
Os coloridos valorizam qualquer maquiagem

Se você nunca usou sombras coloridas, o visual pode assustar na primeira vez. A sensação vai ser de que talvez esteja muito intenso, Entretanto, é importante confiar no resultado. Se você se sentiu confortável e gostou do que está vendo no espelho, é porque está de acordo com a tendência.

Na verdade, sempre que for usar uma trend, fique sempre de olho no que te agrada de verdade. Se não curtir, procure outras versões ou alternativas para que se sinta confortável. Caso os super coloridos não sejam a sua cara, opte pelos detalhes mais vivos. Se quer ousar muito, use mais de um tom e tudo certo. O que não pode é se sentir pressionada a usar algo que não tenha a ver com seu estilo.

Em resumo, as sombras coloridas são bem vindas em qualquer make. Com alguns cuidados simples, é possível dar vida nova ao seu visual e ficar super em alta! Na dúvida, siga nossas dicas e você vai arrasar. 

Você tem alguma outra dica de como fazer aquela maquiagem poderosa? Aproveite para deixar um comentário falando sobre qual é o seu truque ou sugestão na hora de ficar mais bonita! Vamos ficar muito felizes em saber mais sobre os seus hábitos de beleza!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*