Maquiagem antialérgica: saiba o que usar e como escolher

exemplo de maquiagem antialergica
Existem bons produtos hipoalergênicos no mercado

Você tem a pele muito sensível? A maquiagem antialérgica é uma opção muito segura para quem já teve algum tipo de reação inesperada, sabia?

Embora a matéria prima de cosméticos de boa qualidade seja de alta qualidade, as alergias podem surgir. Se trata de uma reação natural de alguns organismos.

E é sobre como lidar, o que usar e como escolher as melhores opções que vamos falar agora. Confira a seguir!

Saiba quais são os sinais de uma reação alérgica a maquiagem

sinais de reação alérgica de maquiagem
A maquiagem nunca pode causar qualquer irritação

Apesar de serem mais comuns do que se imagina, as reações alérgicas a maquiagem nem sempre são facilmente reconhecidas. O que acontece é que as pessoas não se dão conta de que se trata de uma condição alérgica. 

Na verdade, a utilização de maquiagem antialérgica nem sempre é prioridade. E, infelizmente, as peles mais sensíveis tendem a sofrer por esse motivo. Por isso, o primeiro passo é compreender os sinais alérgicos. Veja os mais comuns:

  • coceira: a qualquer sinal de coceira, é importante ficar atento. Mesmo se você não tiver o impulso de coçar, o incômodo precisa ser avaliado, especialmente se acontecer mais de uma vez. O aparecimento de marcas ou até de sensações como picadas também precisam de atenção;
  • irritação: passar lápis na linha d’água dos olhos não é mais tão popular quanto há alguns anos. E realmente pode ser difícil para quem não tem o hábito. Entretanto, a irritação nos olhos, seja com uso de lápis, máscara para cílios ou até delineador não é normal. A região é sensível e qualquer detalhe pode piorar rapidamente;
  • queimação: se você sentir a pele queimando, retire a make o mais rapidamente possível. Pode ser que a sensação não seja de queimadura mesmo, no entanto, a reação com certeza é mais séria do que imagina. 

Convém reforçar que estamos falando especificamente de maquiagem. É possível que um creme para peeling cause irritação na pele. Entretanto, essa reação está diretamente relacionada ao processo de descamação. Portanto, os sintomas alérgicos serão diferentes. 

Entenda como funciona uma maquiagem antialérgica ou hipoalergênica

maquiagem antialérgica sendo aplicada
A make ajuda a evitar alergias

Antes de falar sobre maquiagem antialérgica, é importante explicar melhor os termos. Na verdade, a ANVISA considera o termo maquiagem hipoalergênica para sua liberação.

Na prática, são produtos de make que passaram por testes de sensibilização em laboratórios e também em humanos. No entanto, há que se dizer que não se tratam de opções 100% livres de risco. Em geral, são maquiagens feitas com insumos com menores chances de causar alergias.

Considere, porém, que cada organismo tende a ser muito peculiar. Dessa forma, é mais fácil evitar alergias a óleo de cravo, por exemplo, do que a persulfato de amônio, presente em clareadores. O papel dos cosméticos é definir e estudar as principais substâncias alérgicas e encontrar alternativas.

Por outro lado, o papel de quem usa make é sempre ficar de olho na pele. Assim, fica mais fácil o quê buscar nos rótulos. Isso porque não é impossível que uma pessoa desenvolva alergia mesmo com itens que não são facilmente alergênicos.

Conheça os benefícios da maquiagem antialérgica

maquiagem saudável
A sensibilidade da pele vai mudar ao longo dos anos

Outra questão importante é que a maquiagem antialérgica possui diferentes benefícios. Especialmente porque nem todo mundo sabe que tem alergia.

Na verdade, o que pouca gente sabe é que a sensibilidade não é fixa. Ou seja, pode surgir ao longo da vida. Assim, mesmo um produto que já faça parte da sua necessaire há muito tempo também pode acabar trazendo reações em outro momento. 

As substâncias que mais costumam causar reação são:

  • bálsamo do peru;
  • lanolina;
  • cloreto de cobalto;
  • formaldeído,
  • perfume-mix, 
  • parafenilenodiamina;
  • irgasan.

O cloreto de cobalto, por exemplo, é o inimigo número 1 de muitas peles. Não é raro cause eritema, inchaço e até bolhas. Os benefícios de comprar maquiagem antialérgica não se resumem a quem já sabe que tem alergia.

Na verdade, se trata de uma forma de prevenção e reconhecimento da própria pele. Para quem não sabe direito o que causa irritação, o investimento nesse tipo de produto costuma ser válido.

Claro que se uma mulher nunca teve alergia, talvez seja exagero. Entretanto, ao longo dos anos, a pele passa por diferentes fases. Há épocas em que está naturalmente mais sensível. Dessa forma, é interessante criar o hábito de apostar em cosméticos mais suaves. Ou que tenham composições tecnológicas mais avançadas. Assim, fica mais fácil prevenir eventuais problemas.

Veja como escolher a melhor marca de maquiagem

existem marcas de maquiagem antialérgica de boa qualidade
Marcas estão investindo cada vez mais em hipoalergênicos

Seja pensando nos benefícios da maquiagem anti alérgica ou não, é sempre importante saber escolher seus produtos. É nesse momento que você vai evitar muitas dores de cabeça futuras. 

É bem provável que você já tenha um ritual próprio, não é mesmo? E tudo bem se tiver. As escolhas pessoais são sempre importantes. Ainda assim, lembre de considerar outros critérios como:

  • reputação da marca;
  • utilização de testes em animais;
  • tipos de insumos utilizados;
  • data de fabricação e validade;
  • reclamações de outros consumidores;
  • depoimentos bem sucedidos;
  • proporção entre preço e valor;
  • abordagem ou apresentação utilizada na venda.

Nesse último item, vale considerar, por exemplo, se você foi bem informada sobre a ação do produto. O detalhamento da composição, dos benefícios e até mesmo de efeitos colaterais precisa ser muito claro. É importante que você tenha condições de pesquisar os ingredientes se assim quiser. Ou que conheça bem a fórmula antes de comprar.

Seja fazendo compras em loja online ou física, é preciso ter confiança no que está levando para casa. Só assim, se você tiver alguma reação alérgica, terá condições de entender que foi por causa de um componente, e não por má qualidade.

Em resumo, a maquiagem anti alérgica é uma importante aliada de peles sensíveis. Além disso, pode ser útil para evitar reações impossíveis de serem previstas. Dessa forma, é um investimento bastante válido por quem não quer se arriscar.

E se você está pensando em ter as melhores makes, aproveite para ler sobre a Geladeira Skincare! Você vai aprender muito sobre como a conservação dos seus produtinhos também é essencial para os cuidados da sua pele! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*