Cosméticos veganos: confira os principais lançamentos e benefícios

produtos cosmético veganos
Os produtinhos veganos estão ganhando espaço em todas as marcas

Os cosméticos veganos nunca estiveram tão em alta. E certamente os benefícios vão além da proteção animal, sabia?!

Cada vez mais, a indústria da beleza tem tentando se adaptar a novas tendências. Deixar de lado os insumos de origem animal está no topo dessa lista.

Se você está interessado em saber mais sobre o assunto, confira as informações que reunimos a seguir! Boa leitura! 

Entenda o que são os cosméticos veganos

maquiagem feita de carne
Substâncias de origem animal estão presentes em muitos produtos

Cerca de 14% da população brasileira não come carne. No entanto, o veganismo vai além de limitar o consumo animal. Os cosméticos veganos são produtos para pele, cabelo, unhas, entre outros, que não utilizam qualquer tipo de material de origem animal em sua produção.

Em geral, essas marcas são também cruelty free, quando não testam em animais. Entretanto, é sempre importante ficar de olho no posicionamento da marca em relação a essa postura especialmente em outros países também.

Outra questão importante é que cosmético vegano não significa orgânico. É possível e até provável que as empresas utilizem substâncias sintéticas em suas composições. 

Saiba quais são os benefícios de produtos veganos

exemplos de cosméticos veganos
É importante não confundir cosméticos veganos com naturais

Quando você utiliza um cosmético vegano, os resultados tendem a ser mais rápidos. O que acontece é que os ativos de origem vegetal tendem a ser melhor absorvidos pelo organismo. 

No caso dos veganos e naturais, há ainda outro benefício importante. A maioria das substâncias de origem vegetal conta também com uma alta quantidade de ácidos graxos essenciais. Esses óleos ajudam a acalmar especialmente a pele, combatendo os radicais livres. Além disso, possui ação antiinflamatória. 

Também convém mencionar que as chances alérgicas são menores. No entanto, vale dizer que não existe uma legislação oficial no Brasil sobre os cosméticos veganos. Na prática, isso significa que você precisa sempre ficar de olho na empresa escolhida. Por mais que o rótulo indique todos componentes, às vezes os selos de natural, vegano e orgânico tendem a confundir um pouco.

Confira os principais lançamentos de cosméticos veganos de 2020

pó HD da marca Vult
As marcas estão investindo cada vez mais principalmente em produtos veganos

Aos poucos, as marcas estão reconhecendo o poder dos cosméticos veganos. E alguns produtos já saem na frente principalmente em qualidade. Reunimos aqui 5 exemplos que vale a pena testar:

  • pó HD Vult: sem parabenos, o pó da marca Vult ganhou uma nova fórmula recentemente, e conta com tons variados;
  • colônia Mamãe Bebê: o clássico perfume da Natura possui uma fórmula que está em constante renovação. O objetivo é sempre evitar reações alérgicas;
  • sabonetes Terrapeutics: a Granado conta com diferentes produtos veganos. Os sabonetes ajudam a não irritar a pele, com perfume delicado;
  • leave in Inoar: com proteção térmica, o produto da Inoar possui uma composição essencialmente vegetal. É inclusive indicado para rotinas low poo e no poo.

Existem ainda outras marcas como The Body Shop, Mahogany, e até mesmo Avon já estão fazendo esforços para diminuir o uso de substâncias de origem animal. É possível que se torne a regra, mas em alguns anos.

A verdade é que os cosméticos veganos vieram mesmo para ficar. A busca pela beleza tende a se tornar cada vez mais natural e sem precisar de qualquer tipo de crueldade.

Se você quer saber mais sobre as marcas que são cruelty free, aproveite para ler nossa lista com Cosméticos que não testam em animais no Brasil e escolher as suas favoritas!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*