Rachaduras nos pés: tratamento para eliminar e cuidados para evitar

rachaduras nos pés
As rachaduras nos pés são muito comuns

As rachaduras nos pés são ainda piores no verão! Você sofre com esse problema?

Durante o calor, as rasteirinhas e sandálias ficam sempre em alta. No entanto, é importante que os pés estejam saudáveis para mostrar com mais tranquilidade.

Para evitar e cuidar desse problema, confira as nossas dicas!

Entenda o que são as rachaduras nos pés

pés com rachadura
As rachaduras podem ser dolorosas

Atrito, pele espessada, desidratação. As rachaduras nos pés podem ter diferentes motivos. Até mesmo um calçado errado pode fazer com que o problema aconteça. 

Imagine, por exemplo, uma pessoa que só usa salto ou tênis. Se não for confortável, há uma boa chance de que tenha muito atrito. E sempre na mesma região. Com o tempo, a pele pode espessar como forma de proteção. Com a pele seca, é o cenário perfeito para a rachadura.

Além disso, fungos, alergias e até diabetes podem facilitar o seu aparecimento. Por isso, antes de tudo é importante compreender o motivo por trás das fissuras. 

Saiba como tratar as rachaduras

rachaduras nos pés
É possível tratar as rachaduras

Depois de compreender o problema, é hora de resolver. E, ao contrário do que parece, lixar não é a resposta. Claro que você pode ir à pedicure, entretanto, há formas mais eficientes de reduzir o espessamento.

Existem no mercado até mesmo pedicures elétricas, chamadas de pedicare, que ajudam a eliminar as células mortas sem precisar agredir a pele. Esse procedimento é mais indicado do que o uso de lixas convencionais.

Além disso, aumentar a hidratação é sempre muito importante. Considere a utilização de produtos específicos para os pés. Os tratamentos especializados vão fortalecer a pele.

Em geral, cremes mais espessos e oleosos, com ação umectante, são mais eficientes. Para situações mais grave, é indicado o uso de fórmulas com vaselina e lanolina. Também vale usar composições com ureia.

Confira uma receita para hidratar as rachaduras nos pés

tratamento nos pés
O que você acha de dormir de meia?

Uma receita simples para tratar rachaduras nos pés em casa está em um cuidado noturno. Talvez você durma sem meias, mas o que acha de tentar algo diferente por alguns dias?

Nessa receitinha, a ideia é simples. Passar um creme mais umectante nos pés e embrulhar com meias ou com plástico filme. O calor natural criado pelo processo vai ajudar na penetração do creme. Dessa forma, gradativamente os pés vão ficar mais macios.

Também vale a pena investir em esfoliações regulares. Pode até ser depois do banho, para aproveitar que os poros ficam mais dilatados.

O segredo aqui está na regularidade. Por quanto mais tempo fizer, mais certeiros os resultados. Lembrando sempre que a prevenção também é importante. 

Em resumo, as rachaduras nos pés não precisam te atrapalhar no verão. Caso sinta que apenas os cremes não estão ajudando, procure ajuda especializada! 

E então, tem alguma outra receita? Aproveite para compartilhar esse artigo em suas redes sociais e pedir ajuda! Pode ser que você conheça outros truques importantes! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*