O poder da vitamina C para a pele: saiba quais são seus benefícios

vitamina C
A vitamina C é capaz de mudar a saúde da sua pele

Você conhece o poder da vitamina C? Esse nutriente é capaz de transformar a pele, sabia?

Seja para o rosto ou para todo corpo, há vitaminas que são indispensáveis. E que devem fazer parte da sua rotina de skincare.

Se você não sabe exatamente porque a vitamina C está no topo dessa lista, confira a seguir. Boa leitura! 

Top 5 benefícios: entenda o poder da vitamina C para a pele

Você com certeza já ouviu falar dos benefícios da vitamina C para a imunidade. Muita gente fala sobre tomar suco de laranja para evitar a gripe, por exemplo. No entanto, os nutrientes vão muito além. Tanto que podem inclusive deixar você com um aspecto mais jovem. 

Conheça os principais benefícios para a pele!

1.Combate os radicais livres

antes e depois do poder da vitamina c
É possível perceber os resultados em pouco tempo

Depois dos 18 anos, a capacidade da pele em combater os radicais livres diminui naturalmente. Na prática, isso significa que especialmente o rosto vai sofrer com efeitos da luz solar e da poluição. E envelhecer em um ritmo mais rápido. 

A vitamina C não é suficiente para proteger a pele do sol, por exemplo. Entretanto, a ação antioxidante é muito eficiente como aliada do protetor solar. Enquanto o filtro vai bloquear os raios ultravioletas, a vitamina protege dos efeitos negativos. O resultado é a capacidade de combater o envelhecimento precoce. E até mesmo amenizar eventuais danos já causados à pele.

2.Aumenta a firmeza

exemplo de pele madura
A pele madura é muito beneficiada pela vitamina C

A flacidez é um processo natural. Ao longo dos anos, especialmente após os 25 anos, a elasticidade diminui. A média é de que a cada ano vivido, a produção de colágeno diminua 1%. Ou seja, aos 40 anos, há necessidade de repôr pelo menos 15% de colágeno regularmente. 

Essa vitamina funciona como uma forma de estimular essa produção. Seu uso regular promove a síntese de colágeno na pele e evita sua degradação. Ou seja, é tanto prevenção quanto uma forma de melhorar aspecto e textura. O resultado é mais firmeza e menos linhas finas. 

3.Estimula a hidratação

mulher usando cosmético vegano
Uma pele bem hidratada sempre vai parecer mais revigorada

Você já percebeu que quando está com a pele desidratada parece mais cansada? E não é apenas uma impressão. Na verdade, a falta de água na pele diminui o viço do seu rosto. E é quando o poder da vitamina C pode transformar sua pele.

Isso acontece porque um dos derivados dessa vitamina é o ascorbil fosfato de magnésio. Esse nutriente é um importante hidratante natural da pele. Quando em quantidade adequada no organismo, cria uma barreira natural que evita a perda de água. Assim, mantém a pele bem hidratada e com aspecto cheio de vida. 

4.Ajuda a clarear

mulher com melasma antes de testar o poder da vitamina C
O melasma pode ser amenizado com ajuda da vitamina C

Um desafio muito grande para muitas mulheres é o melasma. O escurecimento da pele é muito comum principalmente após a gestação. E os tratamentos nem sempre são tão eficientes a curto prazo. O destaque da vitamina C está em estimular o clareamento.

Especialmente quando combinada com outros nutrientes, essa vitamina consegue inibir a tirosinase. Essa substância é uma das responsáveis por escurecer a pele. Assim, além de amenizar o aspecto escurecido, serve também como prevenção.

5.Melhora outras substâncias

pele com vitamina C
A vitamina C estimula o funcionamento de outras substâncias

Muito dos benefícios da da vitamina C estão na sua capacidade de melhorar outras substâncias. Quando combinada com a vitamina E, por exemplo, consegue uma ação antioxidante mais intensa. Além disso, reduz ainda mais o aparecimento de rugas.

Já para quem sofre com acne, o uso da vitamina C com o ácido salicílico ajuda a combater a oleosidade. Assim, reduz bastante o aparecimento de espinhas, controlando a textura da derme. 

Onde encontrar: veja onde encontrar o poder da vitamina C

ilustração do poder da vitamina C
A vitamina C pode ser encontrada além da laranja

Além da laranja, a vitamina C está presente em muitos outros alimentos. Para garantir uma boa ingestão do nutriente você deve procurar:

  • frutas cítricas como limão, acerola, abacaxi e maracujá;  
  • vegetais folhosos como espinafre.

Também é possível aumentar a ingestão de vitamina C por meio de suplementação. Existem cápsulas, por exemplo, que fornecem maior quantidade do nutriente. Entretanto, cabe explicar que essa alternativa nunca deve ser feita sem acompanhamento especializado.

Há ainda a opção de utilizar cosméticos com o nutriente presente na fórmula. Nesse caso, a combinação com outras substâncias é sempre muito importante. Os benefícios tendem a ser maiores quando nutrientes são combinados de forma correta.

Em resumo, o poder da vitamina C para a pele é transformador mesmo. Por meio de seu consumo, é possível melhorar tanto a textura quanto a saúde do rosto e de todo o corpo. 

Você tem o hábito de cuidar da alimentação? Será que você sabe como deixar a pele mais bonita com a ajuda da dieta? Conta pra gente aqui nos comentários!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*