Micose nas unhas: causas e tratamentos

micose nas unhas
Muitas mulheres pegam micone nas unhas durante a manicure

A micose nas unhas pode se tornar um pesadelo! Não é apenas a estética, esse problema é capaz de comprometer até sua qualidade de vida, sabia?

O que acontece é que muita gente sempre acaba pensando mais em ter unhas bonitas do que saudáveis. Contudo, quando o problema aparece, é essencial não deixar para depois e resolver o mais rapidamente possível.

Se isso está acontecendo com você, não se preocupe. Confira as dicas do que fazer a seguir:

Entenda o que causa a micose nas unhas

fungos da micose
Os fungos da micose aparecem de forma sorrateira

A micose nas unhas é, basicamente, uma infecção. A diferença é que essa infecção se alimenta da queratina. Apesar desse nome ser mais conhecido por sua relação com os cabelos, é também a principal proteína da unha.

Na prática, isso quer dizer que a micose deixa suas unhas enfraquecidas. Entretanto, geralmente começa um pouco sorrateira, por assim dizer. Primeiro, você vê uma manchinha diferente. E como costuma acontecer nos pés, é fácil de passar batido.

Só que esse problema continua crescendo e crescendo. Aos poucos, as manchas ficam mais amareladas ou esbranquiçadas. Também pode acontecer o descolamento das unhas. Sem contar que pode causar desconforto ao usar calçados fechados. E tende a piorar cada vez mais, se não tratada.

Veja quais são os melhores tratamentos para micose nas unhas

tratamento para micose nas unhas
Procure um dermatologista para um tratamento adequado

A dúvida agora costuma ser: mas e como tratar a micose nas unhas, então? Será que ir à manicure é suficiente para resolver?

O primeiro ponto a considerar envolve a higiene do local que você frequenta. Infelizmente, muitas pessoas pegam micose justamente ao fazer as unhas. Por isso tenha sempre seu próprio kit de alicate, por exemplo. A micose causada por fungos. E estes fungos podem ser transmitidos por intermédio desses acessórios.

Já para o tratamento, tudo depende um pouco do estágio da micose. As alternativas mais comuns e eficientes são:

Pomada

A aplicação de pomada ou creme antifúngico costuma ajudar bastante a conter o problema. Mais indicado principalmente na fase inicial. Mas tenha em mente que nem sempre terá resultado rápido.

Esmalte

Não o comum, mas esmaltes com fórmulas com fluconazol ou amorolfina, por exemplo, foram criados como tratamento mesmo. Neste caso, a aplicação costuma agir de forma mais simples e assertiva para combater os fungos.

Medicamento oral

Dependendo do organismo e do estágio da micose, nem sempre pomada e esmalte são suficientes. Neste caso, o ideal consiste em combinar com medicação oral. E ela precisa, portanto, ser indicada por um médico dermatologista.

Convém dizer que grupos como diabéticos, por exemplo, costumam ter mais propensão à doença. Assim, fique de olho não apenas no tratamento, mas também na prevenção. 

Em resumo, a micose nas unhas é um problema causado por fungos. Pode ser transmitida facilmente e eventualmente demora a aparecer. Por isso, é importante tratar aos primeiros sinais e não deixar para depois.

Mas e você, já teve esse problema alguma vez? Conta aqui nos comentários como resolveu!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*