Esfoliante facial: conheça as melhores opções

esfoliante facial caseiro
O esfoliante ajuda a controlar a oleosidade

O esfoliante facial é um daqueles procedimentos que não pode faltar no seu skincare. Você sabe como fazer?

Muito simples de aplicar, a esfoliação é capaz de ajudar muito no rosto. Mas também vale para os cuidados com o corpo também, apesar de menos usado.

Para te ajudar a ter esses cuidados, reunimos algumas dicas a seguir. Confira!

Entenda para quê serve o esfoliante facial

boca sendo esfoliada
Dá pra esfoliar também os lábios

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que a nossa pele perde células diariamente. Para compreender mais facilmente, entenda que a pele é divida em:

  • epiderme;
  • derme;
  • hipoderme.

A epiderme é a camada mais externa, essa que recebe a maquiagem, sabe? E é justamente essa que passa por uma renovação constante. Em média, a cada 28 dias essa epiderme é inteiramente renovada. Ou seja, surgem novas células.

Esse processo é natural e benéfico para a pele. Entretanto, muitas dessas células acabam se acumulando na pele. Em especial nas peles mais oleosas, ou com poros dilatados. O resultado é uma textura um pouco mais áspera. E muitas vezes, mais dificuldade de absorção de produtos.

É aí que entra a necessidade do esfoliante facial. Se trata de uma forma simples e natural de retirar essa camada que se acumula de forma incorreta. 

Dá pra fazer isso com produtos esfoliantes ou até mesmo de forma caseira. Tudo depende de como você prefere. 

Veja receitas caseiras de esfoliante

receita de esfoliante facial
O mel também pode ser usado como esfoliante

Em geral, então, os produtos de esfoliante facial costumam oferecer mais nutrientes. Não são apenas para retirada das células, mas também agem com nutrição. E isso, é claro, sempre bem vindo.

No entanto, se você quer fazer algo mais rápido em casa, não tem problema. Existem receitinhas super simples de serem aplicadas. Confira a seguir 3 receitas de esfoliantes caseiros para o rosto:

Esfoliante com mel

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de mel
  • 1 colher de açúcar cristal
  • Suco de meio limão fresco

Modo de preparo: misture tudo com uma colher mesmo. Depois que estiver bem uniforme, aplique na pele fazendo movimentos circulares e massageie bem. Depois, lave bem o rosto e aplique um creme hidratante para finalizar.

Esfoliante com mamão

  • 1 fatia de mamão amassado
  • 1 colher de sopa de açúcar cristal

Modo de preparo: depois de amassar bem o mamão, acrescente o açúcar e misture bem. Passe pela pele fazendo movimentos leves. É uma boa opção para peles com poros dilatados, já que não fecha ou entope a região.

Esfoliante de café

  • 1 colher de café em pó
  • 1 colher de azeite de oliva

Modo de preparo: misture bem os dois ingredientes até formar uma pastinha. Mas cuide para não deixar muito firme, ou será difícil espalhar. Coloque na pele e massageie levemente por 3 a 5 minutos. Lave bem e finalize com creme.

Uma boa dica é deixar a esfoliação para depois do banho. Isso porque o calor vai dilatar os poros e facilitar a limpeza. Mas não precisa fazer todo dia. Esfolie de 2 a 3 vezes por semana, apenas.

Como você pode ver, não precisa muito para ter uma boa opção de esfoliante facial. Use ingredientes caseiros mesmo e você terá bons resultados.

Mas e então, você também tem alguma receitinha? Deixe um comentário falando principalmente daquela que mais gosta! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*