Esfoliação corporal: quais os benefícios e como fazer

esfoliação corporal no banho
A esfoliação corporal é tão importante quanto a facial

Cuidar da pele não deve se resumir ao rosto. A esfoliação corporal é também importante, sabia?

Os cuidados com o corpo ajudam tanto na beleza quanto na saúde. Criar hábitos saudáveis é essencial a longo prazo.

E é sobre a esfoliação precisa ser incluída no seu skincare que vamos falar hoje. Confira!

Entenda o que é uma esfoliação corporal

retirada de células mortas
A esfoliação retira células mortas da pele

 A cada 28 dias, as células da pele são 100% renovadas. Isso significa que há uma renovação constante. Imagine, por exemplo, um tapete que solta fios. Ao longo dos dias, ele se acumulam, não é verdade?

Isso também acontece com as células na pele.

Apesar de renovadas, as células mortas continuam se acumulando. E nem sempre são eliminadas só pela limpeza do dia a dia. Claro que um bom sabonete ajuda. No entanto, de vez em quando é preciso uma higienização mais intensa. É aí que entra a esfoliação corporal.

O processo consiste na retirada dessas células mortas. Para isso, são utilizadas substâncias mais ásperas. O objetivo é estimular a camada mais superficial. E também retirar as toxinas. Misturada a um creme ou óleo, essas substâncias vão causar um atrito controlado.

É comum achar que precisa esfregar muito a pele para esfoliar. Contudo, a esfoliação precisa ser mais sutil mesmo. O objetivo é ter uma pele mais lisinha. Nunca machucada. Por isso, leve sempre a sua autopercepção como guia na hora de esfoliar. Se doer ou incomodar, está errado. 

Veja quais são os benefícios de uma esfoliação corporal

benefícios da esfoliação corporal
A esfoliação tem muitos benefícios

Quando feita corretamente, a esfoliação corporal traz muitos benefícios. Além da limpeza completa, há outras vantagens importantes. No entanto, deve ser feita com cautela. 

Na verdade, o ideal é que seja repetida no máximo uma vez por semana. Mas o ideal é a cada 15 dias. Confira como vai te ajudar!

Previne pelos encravados

Você faz depilação com cera? Ou mesmo com lâmina? O surgimento de pelos encravados é comum. E impede que os fios sejam todos retirados. Muitas vezes, causa até mesmo inflamação. A esfoliação corporal ajuda muito a evitar seu aparecimento.

O que acontece é que às vezes o fio cresce por dentro da pele. Há um estímulo para que saia para fora naturalmente. É inclusive indicado fazer isso um ou dois dias antes da depilação.

Combate a oleosidade

Não é raro quem tenha acne nas costas ou no colo. Isso acontece quando há excesso de oleosidade. Essas regiões não costumam receber muita atenção. Por isso, a esfoliação controla essa quantidade de óleo.

Entretanto, só é possível esfoliar com a pele sem lesões. Portanto, não dá para esfoliar quando a acne estiver ativa. Ou mesmo se tiver alguma cicatriz ainda em andamento.

Melhora o aspecto da pele

Para quem tem manchinhas, a esfoliação é uma grande aliada. A retirada da camada superficial da pele deixa mais uniforme. Além disso, sempre vai deixar uma textura mais suave. Ao retirar as toxinas, a maciez é uma consequência direta.

Existem regiões naturalmente mais ásperas. A diferença acontece em poucos dias. O aconselhável é esfoliar antes de passar algum creme hidratante.

Estimula a penetração de nutrientes

Qualquer tratamento de pele é favorecido pós esfoliação. Sem as células mortas, a penetração do produto é facilitada. Mas é preciso atenção: algumas peles são mais sensíveis.

Por isso, nada de aplicar cremes sem ter certeza da qualidade. Busque sempre fórmulas que se adequem à sua pele.

Contribui para combater a celulite

Aquele aspecto de casca de laranja da celulite incomoda. Mas a esfoliação corporal é capaz de amenizar essas marcas. A esfoliação estimula a circulação sanguínea. 

Além disso, a esfoliação vai preparar a pele. Ao retirar as células mortas, os poros ficam mais abertos. Assim, o tratamento será melhor absorvido.

Dá pra mencionar ainda a sensação agradável ao toque. Mesmo que sua pele não seja áspera, a esfoliação traz suavidade. Ao encostar na região, vai sentir que a mão desliza mais facilmente. Além disso, retira impurezas e deixa mais limpa. Tudo sem retirar a proteção natural. 

Aprenda como fazer uma esfoliação corporal no banho

esfoliação no banho
A esfoliação também pode ser feita com bucha

Para aprender como fazer a esfoliação corporal, não tem segredo. Você pode optar por esfoliantes corporais prontos. Ou mesmo tentar fazer alguma misturinha em casa mesmo. 

Materiais simples do dia a dia são ótimos. Vale usar açúcar e fubá. Basta misturar com um creme ou óleo e criar uma pastinha. Existem produtos muito bons no mercado. É bom se você quiser mais praticidade. As composições terão ainda hidratantes. E muitos outros ativos importantes.

Não importa sua escolha. Mas dá para fazer a esfoliação no banho mesmo. Veja o passo a passo:

  • comece molhando bem todo o corpo. Deixe que fique úmido;
  • pegue uma porção do esfoliante. Espalhe pela região que escolher;
  • prefira começar pelos pés e subir;
  • aplique na pele fazendo movimentos circulares. Use uma pressão leve;
  • evite deixar a pele vermelha. Nunca force até sentir dor;
  • deixe o produto por alguns minutos;
  • enxágue com água morna. 

Depois dessa etapa, pode aplicar um óleo hidratante. Porém, retire o excesso com a água. E quando sair do banho, finalize com um bom hidratante.

Quer uma opção mais rapidinha? Então pode usar uma bucha de banho mesmo. Faça movimentos circulares com a esponja mesmo. E estimule toda a região da mesma forma. 

Para encerrar, lembre-se que a esfoliação corporal é parte dos cuidados. É importante incluir na rotina. Mas não dependa apenas dela. É preciso ter hidratação e nutrição também.

E então, gostou das dicas? Costuma fazer esfoliação no corpo? Ou só no rosto mesmo? Aproveite para deixar um comentário sobre os seus cuidados! É sempre bom receber alguma sugestão! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*