Entenda porque é importante usar hidratante para as mãos

mulher passando creme hidratante para mãos
As mãos precisam de tanto cuidado quanto o resto do corpo

Quantas vezes por dia você aplica álcool em gel? Muitas, não é mesmo? Mas e o hidratante para as mãos tem recebido a mesma atenção?

A verdade é que embora a pele do corpo e do rosto recebam cuidados, as mãos costumam ficar de fora. No inverno, principalmente, essa falha pode trazer até mesmo dor na região.

Se você não tem o hábito, está na hora de entender porque é essencial usar creme para as mãos. Confira a seguir! 

Álcool em gel resseca a sua pele

mulher passando álcool em gel
O álcool em gel resseca a pele

Você já percebeu como a pele da parte de cima das mãos é mais fina e delicada? Não é apenas impressão. O local inclusive conta com menos glândulas sebáceas, o que a deixa mais frágil a produtos como o álcool em gel, tão presente na nossa vida agora.

Muitas pessoas, na verdade, já começaram a perceber um aspecto ressecado nas mãos. Como o álcool é aplicado várias vezes ao dia, a proteção natural da pele tende a desaparecer mais rapidamente. É preciso repor nutrientes. 

Além disso, convém mencionar que esse efeito a longo prazo tende a piorar. Há inclusive pessoas que sentem a pele rachar em épocas como do inverno em que até a mão fria prejudica. 

Desidratação favorece o envelhecimento precoce

manchas senis porque não usou hidratante para as mãos
As manchas são sinais que entregam e até aumentam a idade

Preste atenção em pessoas mais velhas que fizeram cirurgia plástica no rosto. A pele da face será lisa, com aspectos e traços mais jovens. Entretanto, se prestar atenção nas mãos, provavelmente vai conseguir perceber a idade real dessa mesma pessoa. E não é à toa. 

O que acontece é que a pele das mãos tende a ser mais exposta ao sol. Não é raro quem aplique fitro solar no rosto e no resto do corpo, apenas. Atualmente, existem muitas marcas de creme hidratante para mãos que incluem a proteção solar. Essa película vai proteger tanto contra os raios solares quanto contra os radicais livres que causam envelhecimento precoce. 

Na prática, será possível também prevenir aquelas manchas senis, tão comuns. Dê preferência para  dermocosméticos com nutrientes como ureia, manteiga de karité, ceramidas e niacinamida.

Mãos ressecadas se machucam mais facilmente

mãos ressecadas sem hidratação
Mãos ressecadas ficam mais fragilizadas

Além do álcool em gel, quem cuida da casa ou lava a louça diariamente sofre com mais ressecamento ainda. O resultado é que a pele pode chegar a partir. Muitas pessoas sofrem especialmente com dores e machucados na ponta dos dedos. 

Quando a pele está ressecada, fica ainda mais frágil. Isso acontece porque o ressecamento deixa a textura mais tensionada, com mais chance de descamar. Além disso, muita gente sente coceira e dolorimento na região. Dependendo de como encostar em algum objeto, é possível até mesmo se ferir, se não houver cuidado.

No caso de as mãos já estarem feridas, vale inclusive procurar um médico especialista antes de fazer sua escolha de hidratante. Dessa forma, vai garantir também a cicatrização. 

Hábitos saudáveis agregam valor à sua imagem

A sua imagem é tão importante quanto as suas habilidades ou conhecimento. Uma pessoa que se apresenta com as unhas roídas, por exemplo, tende a demonstrar uma falta de asseio. Da mesma forma, mãos ressecadas, escamando, podem até passar uma imagem de higiene não suficiente.

Cuidar das mãos também envolve muito da sua autoestima. Quando você dedica algum tempo do seu dia para cuidar de si, é natural perceber os resultados e se sentir mais valorizado. Os hábitos saudáveis como o uso regular de creme hidratante para as mãos, por exemplo, vão resultar em uma pele mais macia e saudável.

Também vale considerar os benefícios a longo prazo. Escolha você ou não fazer procedimentos estéticos no rosto, terá a certeza de que as mãos não estarão mais envelhecidas do que realmente são. Mostrar a idade não é problema. No entanto, descuidos e até riscos por faltas de cuidado não fazem bem de forma alguma. 

Hidratante para mãos deixam um aroma agradável

Como a grande procura por álcool gel, nem sempre é possível encontrar os que contam com um aroma agradável. Há inclusive aquela sensação de limpeza seca. Ao usar hidratante para as mãos, é possível tanto evitar essa textura de ressecamento quanto escolher um aroma suave.

Ninguém espera que suas mãos tenham cheiro de flores ou frutas. Entretanto, um leve aroma agradável sempre vai ser muito mais acolhedor. Além disso, para quem usa luvas no inverno, é até mesmo uma forma de evitar que o suor se transforme em odor. Isso, é claro, se utilizar da forma correta e produtos de boa qualidade.

A verdade é que se você criar o hábito de usar hidratante para as mãos, toda a pele vai se transformar. E os seus autocuidados também. Por isso, mesmo que você ainda seja jovem e não perceba quaisquer sinais, vale a pena investir no agora.

E se você quer mais dicas de beleza e bem estar, aproveite para curtir nossa página no Facebook! Pode ter certeza que só vamos publicar assuntos do seu interesse!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*