Coronavírus: Dicas para manter a beleza em dia sem precisar ir ao salão ou manicure

hidratação em casa
Aproveite a quarentena para continuar se cuidando

Praticamente o mundo inteiro está em quarentena por causa do coronavírus. Isso significa que você tem que deixar sua rotina de beleza de lado por uns dias. Mas não, essa não é uma permissão para ficar desleixada, sabia?!

Ao ficar em casa, é comum relaxar um pouco da aparência, e tudo bem. No entanto, não há porque sacrificar a sua pele, as suas unhas e o seu cabelo. É importante manter a hidratação e uma aparência saudável. 

Entenda melhor o que você precisa e pode continuar fazendo mesmo em tempos de covid-19. Confira a seguir!

Por que é importante manter a rotina de beleza

mulher olhando no espelho após banho
O autocuidado está diretamente relacionado à autoestima

Autoestima e aparência bem cuidada estão diretamente relacionados, sabia? É por isso que, especialmente em momentos de ansiedade, manter a rotina de beleza é essencial. Não se trata apenas de estética, mas sim de contribuir para a sua saúde mental.

Ainda que você esteja trabalhando em home office, não dá para ficar de pijama o dia todo. Do contrário, a impressão de que você está sempre com sono. E se o cabelo ficar por pentear, pior ainda. O descuido vai enviar uma mensagem equivocado para si mesmo, de que não precisa mais se esforçar. O resultado será um rendimento menor, com menos motivação para suas tarefas.

Da mesma forma, as unhas descascadas ou roídas passam a ideia de desistência. E em um momento em que é preciso acreditar que a pandemia será controlada, desistir é a última coisa que você precisa. Portanto, manter a rotina de beleza tem muito mais a ver com a sua opinião de si mesmo do que de outras pessoas. Até porque você nem deve estar vendo muita gente, né?!

Quais são as melhores dicas para manter sua rotina de beleza durante o isolamento

mulher fazendo máscara caseira
Dá para continuar se cuidando em casa

Dependendo da região onde você mora, tudo está fechado. Lojas, salões de beleza, manicures, esteticistas. E mesmo que você costume receber profissionais em casa, o momento é de isolamento. Logo, quem vai colocar a mão na massa é você mesmo. Mas não se preocupe, dá para manter a rotina de beleza sem problemas. Confira como!

Mantenha a unha clean

unhas discretas
Mantenha a discrição para não chamar atenção para as unhas por fazer

Tirar as cutículas é um procedimento que exige experiência. Portanto, se esse hábito faz parte da sua rotina de beleza mas nunca fez sozinha, não tente. O risco de acabar se machucando é grande. O segredo nesse caso é manter um visual clean nas unhas, disfarçando o que não está como você gostaria.

Para isso, comece retirando o esmalte escuro, descascado ou já vencido. Lixe bem, de acordo com o formato que você gosta — não invente moda sem ter certeza do que está fazendo! — e deixe um pouco mais curtas. Passe então uma base ou a cor renda, algo bem básico. O simples será elegante sem chamar tanta atenção para o que você não está curtindo tanto. 

Faça uma esfoliação nos pés

pés pintados de vermelho
Uma esfoliação deixa os pés mais bonitos

Nos pés, além de retirar a cor mais intensa, vale começar um novo ritual. Durante o isolamento de covid-19, você provavelmente tem mais tempo de se cuidar. Por isso, esquente água ou um chá de camomila e deixe seus pés mergulhados por alguns minutos. Além de relaxar, vai facilitar para esfoliar a região.

Se você não tem uma lixa, não tem problema. Pegue um pouco de açúcar, coloque uma pequena colher de água e faça uma misturinha áspera. Aplique sob toda a região e perceba a pele antiga se soltando. Para completar, passe um creme hidratante antes de dormir e coloque uma meia de algodão. No dia seguinte a textura será de pele de bebê! 

Inicie um cronograma capilar

mulher lavando o cabelo como parte da rotina de beleza
Um cronograma capilar faz muita diferença no cabelo

Se é com a rotina de beleza dos cabelos que você está preocupada, pode ficar tranquila. É bem provável que você tenha um arsenal de produtos em casa. Essa é a hora de colocá-los em prática e iniciar até mesmo um cronograma capilar.

Leia os rótulos e defina uma agenda. Na segunda, pode lavar e passar um creme hidratante. Já na quarta, faça uma umectação com óleo de sua escolha. Enquanto isso, na sexta, passe aquele creme reconstrutor. Repita durante todo o período da quarentena e você vai voltar à rotina com os fios perfeitos. 

Esqueça a chapinha

mulher com cabelo volumoso
Experimente viver sem a chapinha por alguns dias

Existem muitos hábitos da rotina de beleza que às vezes não conseguimos deixar de lado. A chapinha, com certeza, está no topo dessa lista. A questão é que o uso excessivo de calor faz com que os fios fiquem ressecados. Que tal aproveitar o isolamento para fazer uma pausa?

Tudo bem se você não gostar de usar os fios ondulados ou crespos, é um direito seu. Contudo, como não vai sair às ruas, pode ser uma oportunidade deixar o cabelo ao natural temporariamente. Assim, os fios ficam longe do calor e conseguem se recuperar até o próximo penteado liso. 

Aproveite para experimentar

trança boxeadora
Já pensou em usar uma trança boxeadora?

A verdade é que a maioria das pessoas não tem nem tempo de ousar muito nos cabelos. A rotina de beleza costuma ser mais prática, para dar conta de todas as tarefas. Por isso, mesmo que esteja dedicada ao home office, aproveite para experimentar novidades.

Sempre sonhou em fazer trança boxeadora? A hora é essa! Tem um cabelo com pouco volume e quer ver como fica se encher de cachos? Não custa tentar! Se der errado, o máximo que vai ter que fazer é lavar os fios. Mas, lembre-se, tome cuidado com as mudanças muito profundas. Tempo ocioso e tesoura na mão é um perigo. Ninguém fica bem cortando franja em casa, combinado? 

Organize seus produtos

produtos organizados
A organização vai te mostrar os seus melhores produtos

Para ser produtiva sem correr riscos, também vale aproveitar os dias para organizar seus produtos. Sabe aquele creme que você ganhou de presente ano passado? Será que você vai usar mesmo? E aquele outro que você ama e já está no final, talvez seja a hora de pedir outro pela internet.

Por mais que pareça até perda de tempo, esse tipo de organização é essencial para sua rotina de beleza. Ao conhecer melhor o seu estoque de shampoos, cremes, esmaltes, fica mais fácil planejar os looks. O tempo gasto agora será recompensado quando você estiver volta à vida social.

Invista no skin care

máscara de hidratação no rosto
Uma boa máscara resolve muitos problemas na pele

Falando em recompensa, esse é o momento de cuidar mais da sua pele ainda. Como sua exposição ao sol tende a ser menor, vale inclusive antecipar os produtos mais abrasivos. As fórmulas com ácido — desde que devidamente receitados por um dermatologista — serão muito mais seguras durante o isolamento.

Além disso, aproveite que está em casa para investir no skin care. Use os hidratantes  que você achava não ter tempo para aplicar todos os dias. Faça máscaras antes de dormir ou mesmo durante o dia mesmo. Também vale fazer esfoliação e limpezas caseiras. 

Passe protetor solar

mulher passando protetor solar
O filtro solar é importante mesmo na quarentena

Você não vai sair de casa, certo? Ainda assim, o filtro solar não deve ser descartado da sua vida, sabia? Mesmo que você vá apenas até o quintal ou a varanda para tomar um solzinho, é importante se proteger. Especialmente se iniciar algum tratamento mais agressivo na pele.

Mais uma vez, vale reforçar que você deve manter a rotina de beleza da melhor forma possível. Não invente nada que não esteja acostumada, especialmente se for por causa de vídeos da internet. É importante respeitar a sua pele, cabelo e unhas.

Tome cuidado com a depilação 

mulher fazendo depilação
Evite mudar o método de depilação

Agora, um assunto mais delicado. Se você é adepta da depilação com cêra e não sabe fazer sozinha em casa, tenha paciência. Muitas mulheres já está preparadas para adicionar a lâmina à sua rotina de beleza e esse pode ser um grande equívoco.

Mesmo que suas pernas, virilhas ou axilas estejam crescendo muito, evite mudar o método de depilação drasticamente. A lâmina vai aumentar a quantidade de pêlos e você vai sofrer mais quando voltar para a cêra. Na dúvida, prefira os cremes depilatórios ou mesmo os banhos de lua, que apenas descolorem os fios. 

Como não desanimar da rotina de beleza durante a quarentena

mulher olhando no espelho
É importante que você se sinta bem ao olhar no espelho

A quarentena e o isolamento social são uma forma de proteção. Por isso, use o período para cuidar do seu corpo e da sua mente como um todo. Isso inclui não desanimar do visual e continuar com sua rotina de beleza, mesmo que adaptada.

Sempre que sentir que está ficando com preguiça ou meio desmotivada, olhe no espelho. Uma pessoa descuidada é uma pessoa sem vida. Não tem a ver com estar sempre maquiada ou com as unhas perfeitas, mas sim com o amor próprio. Aproveite que você tem a chance de ficar mais tempo sozinha para valorizar o que gosta em si mesma. 

Também vale lembrar que a quarentena vai acabar e você não quer voltar com uma aparência feia. É mais fácil manter alguns cuidados agora do que correr atrás depois, não é mesmo?

Por isso, mesmo que esteja morrendo de saudade do salão e da manicure, não sacrifique a sua rotina de beleza. Os seus cuidados são importantes tanto esteticamente quanto para a sua mente.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais e puxar conversa. Pergunte o que suas amigas estão fazendo para se cuidar nesse período também!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*