Mancha branca na unha: o que é e como se livrar dela

mancha branca na unha
Com certeza você já teve uma mancha dessas

Você já teve mancha branca na unha? Esse sinalzinho costuma aparecer em qualquer momento da vida.

Mesmo se você tem unhas super bem cuidadas, nem sempre dá pra evitar seu aparecimento. E você nem precisa se preocupar tanto com isso, na verdade.

Se você não sabe exatamente o que isso quer dizer, não tem problema. Confira as dicas a seguir!

Entenda o que é a mancha branca na unha

manchas
As manchas podem ser sinal de enfraquecimento

Com certeza você já ouviu alguém dizer que mancha branca na unha é sinal de alguma coisa. Tem quem diga que tem a ver com anemia. Outras pessoas relacionam à falta de cálcio. Sem contar os que falam em fraqueza na unha.

E, no fim das contas, ninguém acertou direito.

Na verdade, o branco nas unhas recebe o nome de leuconíquia. Costuma indicar uma descoloração comum e que pode aparecer tanto nas mãos quanto nos pés. E não tem a ver diretamente com o organismo.

O que acontece é que a deficiência de nutrientes como zinco e ferro podem deixar a unha mais fina. Então, quanto você bate a unha ou acontece algum impacto, por exemplo, pode acabar comprometendo a integridade da primeira camada. Essa fragilidade vai causar o embranquecimento.

Da mesma forma, o uso em excesso de esmalte também pode fragilizar as unhas. O uso prolongado, sem pausas para descando, causa manchas. Neste caso, porém, costumam sumir sozinhas.

Em geral, todos os tipos de mancha branca na unha se resolvem sozinhas. 

Saiba como tratar a mancha na unha

mancha branca na unha
O tratamento precisa passar por dermatologista em casos mais sérios

É preciso dizer, porém, que há casos em que as manchas são acompanhadas de outros sintomas. Unhas muito quebradiças podem e precisam de tratamento. Há casos em que quebram com tanta frequência que chegam a causar dor, por exemplo.

Da mesma forma, o esbranquiçado também podem ser parte de doenças sistêmicas. Ou seja, são apenas um sinal de que há algo errado. 

Por isso, se aparecem de forma insistente, é essencial buscar ajuda especializada. Neste caso, o dermatologista é o mais indicado.

Fortalecimento das unhas

Se a situação for apenas de fraqueza mesmo, o tratamento costuma ser com produtos fortalecedores. As bases com ingredientes à base de D-pantenol ou pró-vitamina B5 são os mais recomendados. Seu uso regular vai ajudar a proteger a camada mais fina da pele, evitando os desgastes que levam ao embranquecimento.

O que também costuma ser recomendado é uma melhora na alimentação. Assim como a pele, as unhas também contam com os benefícios de hábitos mais saudáveis. Beber água e aumentar a hidratação também ajuda muito.

Em resumo, ter mancha branca na unha não significa um sintoma de preocupação. Contudo, se a leuconíquia for insistente e causar dores, por exemplo, é essencial buscar ajuda especializada. Mudança nos hábitos e foco em fortalecimento costumam ser suficientes.

Mas e você, já percebeu que as unhas estão fracas? Costuma usar algum tipo de tratamento? Aproveite para deixar um comentário falando sobre como resolve o problema!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*