Sabonete Íntimo: porque usar e qual comprar

sabonete íntimo pode ser usado
O sabonete íntimo possui benefícios mas não é obrigatório

Usar sabonete íntimo se tornou um hábito na higiene de muitas mulheres. Você sabe como escolher?

Embora não seja unanimidade, a utilização desse tipo de produto se popularizou bastante. É por isso que você precisa entender quando e como aproveitar os benefícios da forma correta.

Se você ainda tem dúvidas, não se preocupe. Confira as informações a seguir!

Entenda porque usar sabonete íntimo

como usar sabonete íntimo
A atenção com a higiene é o mais importante

Se você conversar com sua ginecologista, vai ouvir que o sabonete íntimo não é obrigatório. O principal cuidado é com a forma e a regularidade da higiene genital. No entanto, mesmo assim há vantagens que valem seu uso.

Um dos mais importantes é a regularização do ph. Diferente de um sabonete convencional, o íntimo  tem pH mais ácido, ficando entre 4,5 a 5,5, além de contar com ácido lático, glicerina, ácidos graxos e controladores de pH em sua fórmula. Na prática, isso quer dizer que pode ajudar a prevenir infecções e bactérias.

Também vale considerar que são hipoalergênicos. Dessa forma, há um menor risco de desenvolver alergia e coceiras em geral. O principal cuidado, no entanto, está em determinar se é a melhor opção para você.

O consenso entre especialistas é o de sempre manter a composição que mais se adequa ao seu organismo. Isso significa que se você usa o mesmo sabonete há anos e nunca teve nenhuma reação ruim, não há porque trocar.

Por outro lado, se você sente que todos os sabonetes convencionais fazem mal, é hora de trocar. 

Descubra qual sabonete íntimo comprar e como usar 

existem várias marcas no mercado
Há muitas opções para quem quer usar esse tipo de sabonete

O primeiro passo para comprar sabonete íntimo é avaliar se você tem algum tipo de alergia. Embora as fórmulas sejam feitas para evitar sua ocorrência, é importante considerar. Outro ponto importante é avaliar seu grau de sensibilidade.

Há peles que não aceitam certos componentes e se você já souber de algo assim, precisa levar em consideração. Depois, busque referências sobre as principais marcas do mercado.

Mas até mais importante do que escolher qual comprar, é lembrar das indicações de uso. Sempre leia o rótulo com atenção. Apesar de ter uma utilização simples, pode acontecer algum equívoco.

Para entender melhor, veja o que não pode acontecer:

  • você só deve usar o sabonete íntimo na área externa da vagina;
  • não espere que o sabonete tire os odores naturais da região — que são absolutamente normais;
  • utilize por cerca de 3 minutos, evitando esfregar demais, para não retirar a proteção da pele;
  • limite o uso a 3 vezes ao dia.

Parece até básico demais, no entanto, esses cuidados evitam alergias e reações indesejadas. Para quem deseja ter esse produto na necesáire, é indispensável lembrar de seguir tais cuidados.

Em resumo, o sabonete íntimo pode ser um aliado da sua higiene. Entretanto, há recomendações importantes a serem seguidas. Sem contar que não se trata de um item obrigatório, mas sim que pode ser substituído por água e sabão, se preferir. 

Mas e então, você costuma usar? Gosta de ter um produtinho exclusivo como esse? Conta pra gente na caixa de comentários! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*