Como fazer desodorante natural caseiro

desodorante natural caseiro
O desodorante faz parte da rotina de cuidados diários

A tendência atual é diminuir os industrializados. Tanto que até virou moda fazer o próprio desodorante natural caseiro, sabia?

Embora seja muito mais prático comprar pronto, há alternativas que valem a pena testar. E esse é um exemplo e você já vai entender melhor.

Confira a seguir tudo que você precisa saber sobre o assunto para não ficar por fora!

Entenda porque escolher um desodorante natural 

desodorante natural caseiro
Os desodorantes industrializados possuem substâncias tóxicas

Você conhece a Bela Gil, não é verdade? A filha de Gilberto Gil é uma grande defensora de produtos orgânicos. E a crescente popularidade do desodorante natural caseiro tem muito a ver com esse pensamento. A verdade é que estão sendo questionados componentes que fazem parte de produtos industrializados. 

Para entender melhor, saiba que o triclosan faz parte de muitos desodorantes. Se trata de um antisséptico capaz de inibir fungos. A questão é que essa substância tem efeitos tóxicos para seres vivos em geral. 

Estima-se que seja prejudicial para pele e até para mucosas. No entanto, faz parte de pasta de dente, desodorantes, sabonetes, entre outros. Tudo em contato com seu organismo sem que você se dê conta. Logo, o desodorante natural caseiro te permite controlar melhor o que está presente na sua vida. 

Aprenda uma receita de desodorante natural caseiro

como fazer desodorante
Dá pra fazer desodorante em casa mesmo

Se você está disposto a tentar algo novo, resolvemos ajudar. Essa receita de desodorante natural caseiro é bastante simples.

Veja os ingredientes:

  • óleo de jojoba
  • cera de abelha derretida
  • bicarbonato de sódio
  • amido de milho

Para preparar, basta misturar 3 colheres de cada um até formar uma espécie de pastinha. A aplicação será como se fosse de pomada. Mas não se preocupe, a pele vai absorver. Portanto, não tem risco de manchar a roupa ou algo assim. 

E o efeito será mesmo de um desodorante. Isso porque o amido de milho vai ajudar na oleosidade. Enquanto isso, o bicarbonato serve para retirar fungos e manter a higiene. Já o óleo de jojoba vai ajudar no aroma. E a cera de abelha, na textura. 

A duração pode ser um pouco menor do que de um industrializado. Entretanto, será completamente livre de aditivos.

Saiba quanto custa fazer um desodorante natural caseiro

exemplo de desodorante natural
O desodorante pode ser armazenado até na geladeira, se quiser

Como você percebeu, são ingredientes simples. O amido de milho vai custar, proporcionalmente, alguns centavos, assim como o bicarbonato. O maior desafio talvez seja conseguir a cera de abelha. Contudo, não vai custar caro. No máximo, essa receita individual vai ficar em torno de R$8. 

Ou seja nada muito diferente de um aerossol básico de farmácia. A questão é que pode ser mais saudável para sua pele e organismo. 

Mas, vale dizer, muitas indústrias e marcas já estão de olho nessa tendência. Então, assim como aconteceu com os shampoos low poo, por exemplo, novos produtos naturais estão surgindo no mercado. Então se você não quiser colocar a mão na massa, não tem problema.

Em resumo, nem todo mundo é a Bela Gil. Entretanto, dá para reduzir o contato com substâncias nocivas se quiser. Vale tanto fazer seu desodorante natural caseiro ou buscar uma opção mais orgânica.

O que você prefere? Conta pra gente nos comentários! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*