Ressecamento dos cabelos: Saiba como evitar

ressecamento dos cabelos
O aspecto de palha incomoda muito

Se tem um problema que incomoda é o ressecamento dos cabelos. Os fios embaraçados e o aspecto de palha acabam com qualquer um. Você sabe como evitar?

Embora alguns tipos de cabelo sejam naturalmente mais secos, são os hábitos que determinam a saúde dos fios. Com uma boa rotina de cuidados, é possível acabar com os excessos que te incomodam.

E se você não sabe direito o que fazer, confira as nossas dicas abaixo!

Entenda como evitar o ressecamento dos cabelos

O primeiro passo para qualquer prevenção é entender o seu cabelo. Você sabe reconhecer quando está ressecado?

Se ainda não, tente responder às seguintes perguntas:

  • os fios estão com aspecto opaco?
  • mesmo escovando, ficam sem brilho?
  • as pontas estão secas?
  • tem percebido muita quebra ao pentear?
  • está embaraçando com facilidade?

Esses são sinais evidentes de que algo está errado na saúde dos fios. O ressecamento dos cabelos, no entanto, pode ser evitado de forma até bastante simples. Veja nossas dicas!

Evite chapinha

fazendo chapinha
A chapinha é cruel para a saúde do cabelo

O tempo dos cabelos lisos passou. No momento, o que está sendo mais valorizado é a beleza natural dos fios. Portanto, não há mais aquela pressão de 5 anos atrás. Assim, se você quiser evitar o ressecamento, talvez seja interessante aposentar a chapinha. Ou ao menos reduzir o seu uso.

Talvez você nunca tenha parado para pensar, mas o que a chapinha faz é retirar a umidade do seu cabelo. Na prática, é como se fosse secando, secando. Ou seja, o ressecamento é uma resposta direta a esse hábito. 

Se ainda quer o visual mais liso, opte por fazer uma escova. O secador de cabelo é um pouco menos agressivo.

Use um protetor térmico 

o protetor térmico evita o ressacamento dos cabelos
A proteção ameniza os danos do calor

Na verdade, o secador ainda faz mal para o cabelo. Ainda que tenha uma ação mais branda, também vai retirar a umidade. Assim, o uso constante vai levar ao ressecamento. A utilização de um protetor térmico, no entanto, pode amenizar os danos.

Aplicado em cabelos úmidos, esse produto cria uma espécie de camada protetora. O objetivo é uma blindagem contra o calor, contudo, há outros benefícios. A fórmula sela as cutículas, reduzindo naturalmente o frizz. 

Vale dizer que o uso é válido também para babyliss. Dessa forma, o resultado será mais seguro e com menos marcas indesejadas. 

Diminua o uso de shampoos anti-resíduos

lavando o cabelo com shampoo anti-resíduos
A limpeza profunda não pode ser realizada com muita frequência

Você sabia que limpeza profunda nem sempre é algo positivo? Pois é, a popularização dos shampoos anti-resíduos acabou criando alguns pontos negativos também. É importante higienizar os cabelos, mas não a ponto de retirar sua proteção natural.

É por isso que você deve evitar usar esses shampoos mais intensos por muito tempo seguido. O ideal é utilizar uma, no máximo duas vezes a cada 10 dias. Dessa forma, não vai retirar a lubrificação natural dos fios. 

A limpeza muito profunda acaba retirando também a umidade. Assim, o uso contínuo também vai causar ressecamento. 

Perca o medo dos óleos capilares

óleo capilar
Os cabelos precisam de reposição de óleo

Um medo muito comum é que em vez de ressecados, os fios fiquem oleosos. Mas a verdade é que os óleos capilares são aliados e não inimigos. O segredo está em saber quando utilizá-los dentro da sua rotina capilar.

Uma dica de profissionais que pouca gente sabe é usar os óleos antes de lavar. Sim! Você passa por toda a extensão dos fios e então entra no chuveiro. Essa técnica serve para garantir a proteção natural dos fios. 

Quando você fizer a lavagem, serão retiradas apenas as impurezas e sujeiras, assim como o excesso do óleo. A camada protetora vai se manter.

Viu só como hábitos do dia a dia podem estar te boicotando sem que você perceba? Felizmente, com algumas poucas adaptações, é possível transformar a saúde dos fios em pouco tempo. 

Aprenda como tratar o ressecamento 

Para quem não conseguiu evitar o ressecamento dos cabelos, isso não significa ter que viver com esse aspecto de palha para sempre. Existem tratamentos e produtos que contribuem para deixar os fios mais saudáveis.

Veja as dicas!

Crie um cronograma capilar

Mulher usando leave-in
Um bom cronograma pode salvar seu cabelo

É comum achar que os fios precisam apenas de hidratação. Na verdade, os cabelos têm a necessidade também de nutrição e reconstrução. Não basta apenas repor a água, é preciso reestruturar e permitir sua recuperação.

A melhor forma de fazer isso é criar um cronograma. Você não precisa passar creme todos os dias. Entretanto, deve intercalar os tipos de tratamento sempre que possível.

Adiar processos químicos

exemplo de cabelo saudável
Cabelos naturais costumam ser mais saudáveis

Infelizmente, os processos químicos mais procurados em salões são os que mais agridem os cabelos. Mesmo com produtos de boa qualidade, a descoloração e o alisamento sempre vão causar danos. E o ressecamento é uma consequência direta.

O ideal é que o profissional faça um teste de mecha e seja sincero sobre os fios antes de qualquer mudança. Do contrário, pode causar muita quebra.

Faça cortes regularmente

corte para evitar ressecamento dos cabelos
Cortes regulares ajudam muito a combater o ressecamento

Quantas vezes por ano você vai ao salão para cortar os fios? O ressecamento dos cabelos costuma ser piorado pela falta de corte, sabia? É preciso tirar as pontas e estimular o crescimento de fios novos e saudáveis.

É por isso que é raro encontrar quem tenha cabelo curtinho e ressecado. Geralmente esse é um mal dos fios longos!

Para encerrar, vale reforçar que o que vai ditar a saúde do seu cabelo são os seus hábitos. Aceitar os fios naturais costuma ser uma forma simples de manter a estrutura saudável. Claro que isso não quer dizer que não possa mudar de vez em quando. Basta sempre buscar os melhores produtos e não exagerar na dose.

Em resumo, o ressecamento dos cabelos é comum, porém, não precisa ser definitivo. É possível melhorar o aspecto dos fios e evitar que a estrutura continue se deteriorando.

Gostou das dicas? Acha que seu cabelo está precisando? Conta pra gente aqui na caixa de comentários! Vamos adorar saber mais sobre seus hábitos capilares! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*