Psoríase Capilar: o que é e como tratar

exemplo de psoriase capilar
A psoríase pode causar sintomas desagradáveis

A queda de cabelo conta com diferentes opções de tratamento. Mas você sabe como lidar com a psoríase capilar?

Embora não seja tão conhecido, este problema também pode afetar muitas pessoas. A boa notícia é que possível reverter o quadro.

Para saber mais sobre como funciona a doença e como tratar, confira o artigo a seguir!

Entenda o que significa ter psoríase capilar

sintomas de psoríase capilar
Os sintomas parecem caspa no começo

Um dos primeiros sintomas da psoríase capilar é a coceira. Mas não apenas uma coceirinha como de caspa. Na verdade, é como uma mistura dessas placas brancas com uma sensação de ressecamento. Há casos também de muita sensibilidade no couro cabeludo. 

Com origem principalmente genética, a psoríase se desenvolve mais facilmente em famílas que sofrem com o problema. É comum que surja principalmente no inverno, já que o clima frio favorece seu aparecimento.

Da mesma forma, estresse e baixa imunidade também podem causar uma crise, trazendo até mesmo um aumento na queda. 

Veja a diferença de psoríase para calvíce

A psoríase é diferente de calvíce
A psoríase é diferente de calvíce

Dependendo do grau de gravidade da psoríase capilar, os sintomas se intensificam. Além da coceira, pode acontecer também inflamação. Sem contar que o cabelo pode começar a cair muito. Mas não tem nada a ver com calvíce propriamente dita.

Apesar ter níveis diferentes de gravidade, a psoríase não costuma causar queda permanente de cabelo. Na prática, o que pode acontecer é deixar os fios mais ralos se não houver tratamento.

No entanto, se tratada desde o começo, os fios voltam a crescer. Por isso é importante conter o avanço da inflamação assim que possível. 

Saiba como tratar a psoríase capilar  

shampoos contra psoríase
Existem produtos e remédios que ajudam a resolver o problema

O tratamento contra a psoríase capilar varia de acordo com o avanço da doença. É comum começar a tratar com a ajuda de shampoos especial e anti-inflamatórios. Alguns componentes como ativos queratolíticos contribuem para reduzir a inflamação.

enquanto isso, loções tópicas com corticosteróides possuem um poder de ação mais forte. Até mesmo ácidos estão dentro de alguns protocolos de tratamento,

Em casos mais avançados, porém, é preciso tratar além a região. É possível até mesmo usar medicamentos injetáveis para casos mais intensos e raros. Neste caso, no entanto, é preciso procurar ajuda especializada do dermatologista ou outro profissional da área.

O que nunca pode acontecer é deixar o problema se alastrar. Dependendo da situação, apenas um shampoo já será suficiente para conter a inflamação. Lembrando que existe risco de reincidência.

Ou seja, se você já teve uma vez, certamente poderá ter de novo. Assim, o principal cuidado é sempre manter uma higiene adequada, com produtos corretos. E sempre buscar ajuda se tiver dúvidas.

Em resumo, a psoríase capilar pode causar queda, dor e desconforto. No entanto, é possível se livrar do problema com um tratamento especializado e receitado por médico.

Mas, e então, o que você acha? Você já passou por isso ou tem apenas caspa normal? Conta pra gente aqui nos comentários!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*