Nutrição capilar: o que é e como fazer em casa

exemplo de cabelo saudável após nutrição capilar
Um cabelo bem nutrido é sempre mais bonito e saudável

Ter cabelos bonitos e saudáveis depende muito dos seus cuidados. Investir em uma boa nutrição capilar é um exemplo disso. Você sabe do que se trata?

Embora a maioria das mulheres tenha uma rotina de beleza em casa, a verdade é que nem sempre é guiada. Por isso, é importante compreender para que funciona e como age cada tipo de tratamento.

E é justamente sobre uma das etapas mais importantes do cronograma capilar que vamos falar hoje. Confira a seguir!

Entenda o que é nutrição capilar

exemplo de cabelo saudável
Cada tipo de cabelo precisa de um cronograma diferente

Você com certeza sabe que o seu organismo precisa de nutrientes específicos para funcionar. E com o cabelo não é diferente. A nutrição capilar é uma forma de repor e fornecer aquilo que seus fios mais precisam.

Para entender melhor, considere por exemplo os cabelos cacheados ou crespos. O que acontece é que a estrutura desse tipo de fio favorece o ressecamento. Isso porque o anelado faz com que seja mais difícil para a oleosidade natural chegar até as pontas. 

Você já percebeu como cabelos muito finos sempre parecem oleosos e, às vezes, com a raiz seca? É porque acontece o contrário.

A nutrição capilar age como uma forma de ajudar no tratamento de sinais como:

  • ressecamento;
  • opacidade;
  • oleosidade;
  • porosidade;
  • quebra.

Em geral, todos esses problemas estão relacionados à camada de proteção dos fios. Rica em lipídios, essa camada garante mais hidratação e protege a presença de queratina. Essa proteína, por sinal, é a responsável por dar mais brilho, força e elasticidade para os cabelos.

Convém dizer, porém, que a nutrição capilar não anda sozinha. Na verdade, se trata apenas uma etapa do processo de cronograma capilar. Ou, de forma mais simples, a organização de tratamentos que você precisa oferecer aos fios regularmente. 

Saiba como funciona um cronograma capilar

entenda o cabelo
Avalie o seu fio para saber qual é a prioridade

Se você nunca criou um cronograma para o seu cabelo, não se preocupe. Não tem nada muito complicado no processo. Se trata mais de uma forma de organizar e planejar seus cuidados. Eles costumam se dividir em reconstrução, nutrição e hidratação.

Para entender qual é a prioridade para o seu cabelo, existe um teste bastante simples. Comece retirando um fio qualquer. Pegue então um copo de água e coloque esse fio no fundo. Agora analise o seu comportamento.

Se o fio boiar, ele precisa de mais hidratação. Se ele afundar, é porque precisa de nutrição. Agora, se ficar no meio do caminho, é o momento de focar na nutrição. 

Isso não quer dizer, porém, que você só precise da nutrição capilar. Na verdade, é mais uma questão de focar no que é mais importante. Veja um exemplo para um mês de tratamento:

  • 1ª semana: Hidratação na segunda, nutrição na quarta, hidratação no sábado;
  • 2ª semana: Nutrição na segunda, hidratação na quarta, reconstrução no sábado;
  • 3ª semana: Nutrição na segunda, hidratação na quarta, nutrição de novo no sábado;
  • 4ª semana: Nutrição na segunda, hidratação na quarta, nutrição de novo no sábado. 

E então, conseguiu entender melhor o cronograma? A ideia é ter uma rotina de cuidados bem específica e, portanto, focada para o que seu cabelo precisa. 

Aprenda como fazer nutrição capilar em casa

creme de nutrição capilar
Os tratamentos de nutrição capilar podem ser feitos em casa

Talvez você esteja se perguntando se uma nutrição capilar depende de ir ao salão. E funciona exatamente como uma hidratação. Se você fizer com profissionais, vai perceber resultados mais intensos. No entanto, se fizer com regularidade em casa, terá resultados de longo prazo.

Para mais resultados em casa, o segredo está na escolha de uma boa máscara de nutrição. É importante que a composição tenha óleos vegetais. No entanto, isso não significa que você possa trocar um creme de tratamento pelo óleo de coco, por exemplo.

O que acontece é que os óleos tendem a deixar o aspecto do cabelo muito pesado. Ao optar por uma máscara em creme, a quantidade será melhor dosada, trazendo apenas benefícios. 

Para fazer em casa, siga o passo a passo:

  • lave o cabelo com shampoo específico para o seu tipo de fio;
  • massageie o couro cabeludo enquanto a água (fria) escorre;
  • tire o excesso de água e aplique a máscara;
  • passe no comprimento e nas pontas, deixe a raiza de fora.

Tente enluvar mecha por mecha e deixe pelo tempo recomendado pelo fabricante. Em geral, de 20 a 30 minutos. Depois, enxágue em água fria.

Bastante simples, esse procedimento vai ajudar a deixar o cabelo menos poroso e ressecado. Em menos de duas semanas de cronograma capilar, você já vai perceber a diferença. 

A nutrição capilar é um tratamento simples e que é capaz de transformar seu cabelo. Invista em máscaras de qualidade e mesmo sem sair de casa, você terá cabelo de salão!

E se você quer aprender mais sobre como cuidar dos fios, aproveite para ler o artigo Botox Capilar ou Escova Progressiva! Assim, você vai aprender mais sobre como cuidar dos fios!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*