Tratamentos para eliminar o frizz no cabelo

cabelo com frizz
O frizz aumenta o volume e incomoda muitas mulheres

Seja liso, ondulado ou crespo, há algo que sempre incomoda, o frizz no cabelo. Aqueles fios arrepiados são difíceis de domar. Mas não precisa ser assim, sabia?!

Antes de qualquer coisa, é importante compreender que o frizz não se resume aos cabelos que acabaram de nascer. Na verdade, está mais relacionado à falta de hidratação que faz com que alguns fiquem arrepiados, atrapalhando até mesmo os penteados.

Felizmente, com alguns tratamentos e dicas capilares é possível eliminar esse incômodo. Saiba melhor o que realmente funciona a seguir!

Entenda como o frizz do cabelo acontece

exemplo de cabelo com frizz
O frizz é resultados das cutículas abertas

Não é raro confundir o frizz do cabelo com um visual mais desleixado. A verdade, porém, é que não se trata de falta de cuidado. Há pessoas, inclusive, que abusam de cera e gel para tentar manter o look mais arrumado. Funciona, no entanto, apenas temporariamente.

O que acontece é que o frizz nada mais é do que o cabelo com suas cutículas abertas. Quando você lava os fios com shampoo, essas cutículas se abrem para a limpeza. Depois, você passa o creme hidratante, que penetra no cabelo. Por último, usa o condicionador, que fecha as cutículas e, teoricamente, assenta os fios.

A questão é que nem sempre as pessoas seguem essa sequência. Sem contar que quanto estão muito ressecados, os fios acabam ficando porosos. As cutículas ficam tão fragilizadas que não conseguem fechar, por assim dizer. Dependendo do grau, pode tanto ficar com frizz quanto com aquele aspecto de espiga de milho. Péssimo, não é?!

Veja dicas de tratamento para combater o frizz no cabelo

Quando o frizz no cabelo te impede de ter um visual bacana, é sinal de que seu cabelo está precisando de um tratamento adequado. Existem muitas opções, tanto para fazer em casa quanto em salões especializados. Veja os mais eficientes!

Cronograma capilar

mulher fazendo tratamento capilar
O cronograma capilar ajuda a recuperar os fios

Muitas vezes não basta usar um único produto no cabelo para resolver seus problemas. É por isso que um cronograma capilar costuma ser bastante útil. Se trata de uma forma de tratar os fios gradativamente, sem agredi-los e sem precisar passar horas no salão de beleza.

Em geral, os cronogramas se dividem em 3 etapas:

  • hidratação: com máscaras específicas para cada tipo de cabelo e também utilização de cremes do tipo botox, por exemplo. O objetivo é hidratar ao máximo para melhorar a textura e as condições dos fios;
  • nutrição: nessa fase, o objetivo é selar os fios e consolidar a etapa de hidratação. Por isso, são usados cremes com óleos e nutrientes capazes de devolver as vitaminas que o cabelo precisa;
  • reconstrução: ao final do cronograma, é preciso agregar proteínas e concluir o processo. É quando os resultados já tendem a estar muito mais claros.

Esse tipo de calendário pode tanto ser feito com ajuda do especialista quanto em casa mesmo. O importante é respeitar cada fase para que as cutículas sejam devidamente recuperadas. 

Selagem térmica 

selagem térmica com queratina
A selagem térmica é feita com queratina

Para quem quer fugir dos produtos químicos mais agressivos, a queratina é uma opção interessante para eliminar o frizz do cabelo. A selagem térmica é uma forma de fechar as cutículas e deixar os fios mais comportados. Para isso, é usado a substância, junto com o secador e a prancha.

Não é raro quem busque essa alternativa também como uma forma de alisar os fios. Contudo, se trata de um procedimento diferente da escova progressiva. Não há inclusão de formol, por exemplo. Entretanto, dependendo do tipo de cabelo, é comum que ele fique mais liso depois da selagem. 

Para quem busca mais disciplina e menos volume, é um tratamento menos agressivo. A ideia é hidratar e reconstruir os fios, deixando as cutículas menos arrepiadas, reduzindo muito o frizz. O brilho e a maciez também tendem a aumentar bastante. 

Botox capilar 

botox capilar
O botox capilar ajuda a reduzir o frizz

Pense no que o botox é capaz de fazer no rosto. Aquelas ruguinhas menores somem em pouco tempo e você fica parecendo revigorada. Para as suas mechas, não é diferente. Se você quer eliminar o frizz nos cabelos, o botox capilar é um aliado para o rejuvenescimento dos fios.

Enquanto o botox preenche a pele, sua função no cabelo semelhante. Nesse processo, as cutículas são preenchidas com vitaminas e nutrientes que recuperam a sua saúde. Na prática, o cabelo fica mais alinhado, macio e mais maleável.

Para as mulheres que gostam de fazer luzes ou descolorir o cabelo, é fácil perceber que parece que os fios nunca assentam direito. O botox é uma opção para controlar essa rebeldia e deixar mais saudáveis. 

Feita em salão, por profissionais, essa técnica pode durar até 2 meses, dependendo dos seus cuidados. Conforme você vai lavando, o produto aplicado sai do cabelo. Portanto, não se trata de uma solução definitiva. Uma boa saída é juntar esse tipo de procedimento com o cronograma capilar. Dessa forma, você garante a saúde das mechas por mais tempo ainda. 

Uso de Leave-in

Mulher usando leave-in
O uso de leave-in protege da umidade

Você com certeza já percebeu a rebeldia do seu cabelo em dias de chuva, não é verdade? Parece que o fio ganha vida própria e o frizz toma conta. E não é apenas uma impressão, isso realmente acontece. Na verdade, não é a chuva em si, mas o clima úmido.

Quando há umidade, as cutículas do cabelo ficam abrindo e fechando, perdendo nutrientes. O resultado é que estar bem hidratados, às vezes não é suficiente. É quando o uso do leave-in entra na lista de aliados contra os fios arrepiados.

Esse tipo de produto funciona como uma espécie de protetor térmico. Ele não permite que umidade penetre nas cutículas, alterando seu funcionamento. Logo, apesar do dia nublado ou chuvoso, os cabelos vão se comportar normalmente.

Confira outras dicas rápidas para reduzir o frizz no cabelo

mulher lavando o cabelo
É importante lavar o cabelo com água fria ou morna

Mas não são apenas tratamentos capilares que vão eliminar o frizz. Na verdade, alguns hábitos fazem com que ele apareça e você pode evitar. A começar pela forma que você lava o cabelo! 

Lembra que comentamos aí em cima sobre o shampoo abrir as cutículas e o condicionador fechar? Então, é por isso que você precisa sempre usar essa dupla (de preferência trio, incluindo o hidratante no meio do caminho). Se você apenas faz a limpeza, as cutículas continuam abertas, facilitando o aparecimento do frizz.

Outras dicas simples são:

  • ficar atento à temperatura: a água muito quente dilata a cutícula, prefira sempre a água fria ou morna;
  • saber quando desembaraçar: algumas texturas precisam ser escovadas a seco, enquanto outras funcionam melhor molhadas;
  • secar com toalha de algodão ou microfibra: o atrito com outros tecidos pode fazer com as cutículas sejam afetadas;
  • use o secador: com ajuda de um protetor térmico, o secador contribui para baixar os dios e eliminar o frizz. 

Convém reforçar, no entanto, que a hidratação ainda é o mais essencial. A saúde do seu cabelo vai ditar o seu comportamento, qualquer que seja a ocasião.

Outro truque muito eficiente é apostar em penteados nos dias em que nada parece resolver. Prender em um rabo de cavalo bem ajustado funciona bem. Também dá para aproveitar a tendência do visual molhado e usar um gel de boa qualidade. Só não vale utilizar produtos que ressequem ainda mais os fios. Por isso, sempre tenha muito cuidado. 

Também vale abraçar o frizz de vez e deixar o volume tomar conta. De vez em quando, um cabelo super bagunçado ajuda a criar um visual bacana. Só não vale se estiver com a saúde muito comprometida.

Saiba porque é importante usar produtos de boa qualidade para eliminar o frizz

cabelo saudável e sem frizz
Um cabelo saudável depende de bons produtos

Cuidar de si mesmo não é um gasto, mas sim um investimento. Quando você olha no espelho e se sente bem, não há o que pague essa sensação, não é mesmo? É por isso que você precisa investir o suficiente em bons produtos. Não pagar caro, mas priorizar os que realmente vão ajudar a eliminar o frizz.

Quer um exemplo? Em vez de comprar uma cera que vai deixar os fios mais pesados, compre uma máscara de boa qualidade. Em longo prazo, você terá o cabelo mais hidratado e menos dependente desse tipo de produto. Já a cera cria uma dependência, já que você sempre vai depender dela para conseguir controlar os fios.

Uma outra questão importante é que produtos falsificados ou de má procedência nem sempre são o que você imagina. Uma fórmula que tenha sal, por exemplo, vai deixar muito mais ressecado e com a qualidade ainda mais comprometida. Da mesma forma, lavar só com shampoo e não ter um condicionador ou leave-in vai fazer com que a cutícula fique vulnerável. Além dos fios arrepiados, você terá também um aspecto de desleixo.

Para eliminar o frizz do cabelo, é importante contar com tratamentos adequados, feitos com cremes e óleos de qualidade. Assim, você vai conseguir nutrir os fios e garantir o visual que quer, sem ficar dependente de acessórios ou géis que nem fazem o seu tipo.

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre como controlar o frizz? Ou sofre com algum outro problema com seus fios? Aproveite para deixar um comentário! Teremos o maior prazer em responder suas dúvidas em um próximo artigo!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*