Frizz no cabelo: como controlar os fios no inverno

mulher com frizz no cabelo
Os fios arrepiados incomodam ainda mais no inverno

Conforme o frio se aproxima, surge também o frizz no cabelo. Você sabe como lidar com seus fios durante o inverno?

Embora as pontinhas arrepiadas sejam mais comuns durante a estação mais fria, é importante começar a cuidar desde já. Com novos hábitos e produtos de qualidade é possível controlar o cabelo e impedir que fique do jeito que você gosta.

Para entender melhor como fazer isso, confira nossas dicas a seguir. Boa leitura!

Entenda o que causa o frizz no cabelo

modelo com frizz no cabelo
Fios porosos tendem a desenvolver mais frizz

As condições climáticas são uma das principais responsáveis por deixar os fios arrepiados. No entanto, o frizz no cabelo acontece mais facilmente quando estão porosos e desidratados. Durante o vento e a umidade, os cabelos tendem a sofrer mais com o aparecimento do frizz.

Para entender melhor, considere que quando a umidade entra em contato com o cabelo danificado, ocorre uma espécie de eletricidade estática. Assim, os fios que estão desalinhados sobem e criam esse aspecto de desleixo. Quando estão porosos, as fibras estão enfraquecidas, facilitando esse arrepiamento. 

Confira uma rotina de cuidados para controlar o frizz

mulher fazendo hidratação para combater o frizz no cabelo
Uma boa hidratação ajuda a combater o frizz

Para conseguir combater o frizz no cabelo, é importante manter uma rotina de cuidados. O primeiro ponto é hidratar. Quando os fios estão secos, é sinal de que estão sem água, nutrientes, proteínas e lípidos. O resultado é aquele aspecto de palha, com muita opacidade, facilitando o frizz. Ao repôr massa, os fios ficam mais sedosos e tendem a arrepiar mesmo.

Outra opção muito eficiente é o corte bordado, você conhece? Se você não gosta de cortar muito do comprimento, é uma opção bastante eficiente. Para esse procedimento, é usado um aparelho que apara os fios arrepiados e mais danificados. Com o tempo, o cabelo se recupera mais facilmente.

Também convém dizer que é essencial usar produtos de boa qualidade e sem sal. Aposte principalmente em cremes e condicionadores e leave-ins. Isso porque quando o shampoo entra em contato com os fios, suas cutículas se abrem. Se você deixar secar dessa forma, os arrepiados vão aparecer.

Se passar o creme para hidratar e finalizar com o condicionador, que fecha as escamas, terá menos problemas. O leave-in age como um selamento extra.

Saiba como cuidar dos fios que estão nascendo 

frizz no cabelo da Rihanna
Os fios novinhos das famosas estão sendo usados para dar acabamento nos penteados

Para muitas mulheres, a questão não é apenas o frizz no cabelo, mas os chamados baby hairs. Sabe aqueles fiozinhos curtinhos que aparecem na testa ou nas laterais? Às vezes eles são difíceis de serem controlados. Felizmente, eles se tornaram uma grande tendência recentemente.

Famosas como Beyoncé, Rihanna e Ludmilla já apareceram com esses fiozinhos devidamente penteados de forma super charmosa. Com uma cera ou gel, dá para criar um acabamento super delicado sem que os fiozinhos bebê arrepiem. 

Para encerrar, vale dizer o frizz no cabelo não precisa ser um problema na sua vida. Com alguns cuidados simples, dá para dominar o problema e ficar de bem com seu visual em qualquer estação!

Curtiu as dicas? Aproveite para seguir nosso Instagram, Facebook e Pinterest! Assim você não vai perder nenhuma novidade em tendências de beleza!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*