Escova permanente: como fazer e cuidados necessários

mulher com escova definitiva
A escova definitiva deixa os fios bem lisinhos

A escova permanente continua sendo muito popular nos salões. Você sabe como funciona?

Embora o visual natural tenha ganhado força, os lisos continuam em alta. A textura mais comportada dos fios tende a ser mais prática para muitas mulheres.

Para te ajudar a decidir se é o seu caso, reunimos as informações a seguir. Confira!

Entenda o que é uma escova permanente

mulher fazendo escova definitiva
A escova definitiva se tornou um procedimento menos agressivo

Quem não ama sair do salão de beleza com aquele visual de revista? Para quem tem cabelos rebeldes, a escova permanente é uma ótima opção. O objetivo é simples: deixar os cabelos lisinhos.

Talvez você não lembre. Quem trouxe popularidade a essa escova foi Fátima Bernardes. Foi no começo dos anos 2000. A apresentadora apareceu com os fios escorridos no jornal. Na época, todo mundo comentou muito! Especialmente porque era uma técnica nova.

Inicialmente, eram usados produtos muito fortes para alisar o cabelo. A própria jornalista passou 3 dias sem lavar. Tudo para manter o resultado. Agora, porém, o procedimento evoluiu bastante.

A escova permanente consiste em aplicar um produto químico nos fios. O objetivo é alterar sua textura. É importante deixar claro que esse efeito é duradouro apenas nos fios mesmo. Não é possível alterar a estrutura da raiz.

Isso significa que a permanência do aspecto liso é variável. No entanto, pode durar bastante. Talvez fique longe da chapinha e do secador por 3 a 5 meses.

Saiba como fazer a escova permanente

antes e depois de escova progressiva
A escova progressiva muda a estrutura do cabelo

Você está pensando em como fazer uma escova permanente? Tenha cuidado com procedimentos em casa. Existem atualmente produtos como “progressiva de chuveiro”. Alguns até são eficientes. Contudo, não são alisadores. São apenas hidratantes profundos que corrigem frizz, por exemplo.

Para produtos químicos mais intensos, o ideal é evitar procedimentos em caseiros. E tomar muito cuidado na hora de definir qual produto usar.

Mesmo que você vá em um local de confiança, sempre peça para olhar a embalagem. E não hesite em pesquisar os componentes. 

Isso é necessário porque até alguns anos atrás, o formol era a base de todo alisamento. Quem já fez escova com certeza lembra do cheiro de esgoto desse produto. Proibido pela ANVISA, o formol é capaz de alisar muito os fios. Entretanto, causa muitas reações alérgicas graves.

Por isso, na hora de alisar o cabelo, busque sempre:

  • um profissional especializado;
  • estabelecimento confiável;
  • produtos com composição permitida pela lei.

Vale dizer que a escova permanente recebe diferentes nomes. Pode ser:

  • escova de uva;
  • escova de chocolate;
  • botox capilar;
  • escova progressiva.

Mas a base é sempre a mesma. O objetivo é alterar a estrutura para que os fios fiquem lisos. Ou mais lisos do que realmente são. 

Confira quais são os cuidados necessários com a escova

creme de nutrição capilar
Os tratamentos de nutrição capilar podem ser feitos em casa

É comum achar que a escova permanente é uma libertação. É preciso saber que isso não é verdade. Existem cuidados necessários. Mesmo com cabelos lisos, você precisa de uma rotina saudável.

O primeiro passo é entender que nesse tipo de técnica, há perda de massa capilar. Além disso, acontece uma intensa desidratação. Portanto, é preciso seguir um cronograma capilar de recuperação.

Na prática, isso significa:

  • hidratar;
  • reconstruir e
  • nutrir.

Assim, é preciso tomar cuidar para evitar que o cabelo fique com aspecto de palha. 

Também é interessante evitar outros procedimentos combinados. Fazer escova permanente depois da tintura, por exemplo, vai desbotar os fios. E tampouco dá pra pintar logo depois. É preciso respeitar uma janela entre os tratamentos.

Descubra quando fazer uma escova definitiva

exemplo de cabelo saudável após nutrição capilar
Avalie sempre o seu motivo para querer alisar o cabelo

A quantidade de mulheres com cabelos lisos diminuiu. Isso acontece porque o visual natural é cada vez mais valorizado. No entanto, isso não quer dizer que você não possa investir em uma escova definitiva.

Se estiver em dúvida, sempre considere seus motivos. Responda questões como:

  • você acha que o cabelo liso será mais prático de cuidar?
  • está enjoada do tipo de cabelo atual?
  • quer mudar um pouco o visual?
  • sempre quis ter cabelo lisinho? 
  • acha que as outras pessoas vão te achar mais bonita de cabelo liso?

Se você responder pensando no seu bem estar e autoestima, esse deve ser o principal parâmetro. Isso porque o cabelo costuma ser uma característica importante na personalidade. Mudar o visual dessa forma sem ter certeza pode fazer com que se arrependa.

Para encerrar, vale reforçar que escova permanente também demanda cuidados. O aspecto liso não tem a ver com saúde capilar. Então sempre pense bem antes de optar pelo procedimento!

E se você quer mudar de visual, aproveite para ler sobre Como ser uma morena iluminada! Pode ser uma opção diferente de procedimento!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*