Coloração de cabelo: morena iluminada 2020

Viviane Araújo é um exemplo de morena iluminada 2020
Viviane Araújo é um exemplo de morena iluminada 2020

Embora os loiros façam sucesso, a verdade é que os cabelos escuros também têm vez. Se você está pensando no conceito de morena iluminada 2020, acertou! Essa é a hora de mudar o visual de forma mais sutil.

Os platinados costumam reinar durante o verão. Entretanto, no inverno, os fios mais naturais é que são tendência. Por isso, você precisa sempre ficar de olho no que combina com o seu estilo. 

Para te ajudar nessa mudança de visual, reunimos tudo que você precisa saber sobre coloração para cabelo. Confira!

Entenda o que significa ser uma morena iluminada 2020

mechas californianas
As mechas californianas eram mais marcadas do que o iluminado atual

No começo dos anos 2000, surgiu a onda das californianas. As pontas super loiras, com a raiz escura, se tornaram um grande hit. Para quem tinha vontade de renovar o look sem uma mudança drástica, era a melhor opção. Agora, porém, anos depois, essa transição de cores evoluiu para algo mais sutil.

Uma morena iluminada 2020 possui um cabelo mais natural. A ideia é manter a base escura da cor e clarear apenas pequenas mechas. Os pontos de luz são previamente analisados para garantir leveza e naturalidade. Dessa forma, há inclusive a impressão de que não foi preciso uma coloração para cabelo. 

Existem variações dentro desse contexto. Pode ser, por exemplo, o ombré hair. Ou o sombré hair, que possui uma divisão mais sombreada. O importante é que as mechas sejam distribuídas de forma leve, com uma transição de cores e sem marcação.

Saiba se os fios iluminados também funcionam com cabelo curto

exemplo de morena iluminada 2020 com fios curtinhos
Os curtinhos também podem ser iluminados

Um erro comum é achar que apenas cabelos longos possam ser iluminados. Embora a ideia seja não alterar a raiz, é possível trabalhar com fios mais curtos. O que vai fazer diferença é a proporção dessa iluminação.

Para uma morena iluminada 2020, a ideia é ter tons mais caramelo e não muito diferentes da base. Se você tiver um micro bob, como o da Manu Gavassi, por exemplo, vale optar por mechas super fininhas. Já se o cabelo for long bob, é possível trabalhar com marcações maiores. Em ambos os casos, é interessante sempre contar com a ajuda de um bom profissional e com produtos de qualidade.

O que acontece é que a iluminação precisa parecer parte natural dos fios. Se houver mais luz de um lado do que de outro, há inclusive risco de manchas. Sem contar que o que vai fazer diferença, seja um cabelo comprido ou não, é a proporção.

Descubra se cabelos cacheados também podem ser iluminados

cacheados iluminados
Os cacheados e crespos também combinam com um visual iluminado

A estrutura de um cabelo cacheado tende a ser naturalmente um pouco mais seca. Dessa forma, a prioridade para quem tem o cabelo encaracolado ou crespo é cuidar da saúde dos fios. Vale inclusive seguir um cronograma capilar específico antes de fazer qualquer tipo de procedimento químico.

Tendo os fios saudáveis, porém, não há qualquer impedimento para se tornar uma morena iluminada 2020. O processo é semelhante ao de cabelos ondulados e lisos. É preciso apenas um pouco mais de cuidado para seguir a estrutura do cacho, evitando manchas. 

Há profissionais que preferem fazer uma escova antes de iniciar as mechas. Entretanto, cada vez mais a tendência é respeitar o aspecto natural e trabalhar com os cachos mesmo. 

Veja porque a saúde do seu cabelo é um critério importante 

cabelo em processo de descoloração
É preciso garantir a saúde dos fios antes de fazer qualquer coloração

Outro ponto importante é que cabelos com escova progressiva costumam ser um empecilho para se tornar uma morena iluminada 2020. O que acontece é que a iluminação demanda descolorir os fios. Esse procedimento é agressivo e pode deixar os fios fragilizados.

Mulheres que têm progressiva já têm o cabelo mais frágil. O processo de alisamento vai mudar a estrutura dos fios e retirar massa. Assim, pode ser que fique com um aspecto mais quebradiço e espigado. Por isso, é indispensável realizar sempre um teste de mechas antes.

Quando um cabelo está debilitado, tanto a cor quanto os resultados ficam comprometidos. Evite fazer qualquer procedimento às cegas. Infelizmente, o chamado corte químico é bastante comum. 

Se o produto descolorante não é de boa qualidade ou tem uma potência inadequada, o fio não suporta. Mesmo se for apenas para fazer a morena iluminada 2020, sem descolorir muito, é indispensável tomar cuidado. 

Aprenda como escolher o melhor produto para iluminar seus fios 

exemplos de lançamentos de cosméticos
Escolha sempre marcas que sejam referência de mercado

Sempre que você pensar em fazer qualquer procedimento nos cabelos, procure referências sobre os produtos mais indicados. Marcas consolidadas no mercado e em lojas online, como Inoar, Bio Extratus, Amend, Kamaleão, Koleston, Wella, por exemplo, costumam ser mais confiáveis.

Mesmo no caso de linhas profissionais, sempre converse com o cabeleireiro ou colorista que vai te atender. Além de descolorir, você talvez tenha que matizar ou tonalizar os fios para chegar à cor desejada. E com certeza você já deve ter visto alguns tons que não gostou, não é verdade? O cuidado prévio com a escolha dos produtos vai evitar frustrações em longo prazo. 

Decida se você quer ficar uma morena iluminada 2020

exemplo de super morena iluminada 2020
O grau de iluminação depende de você e do profissional que está te atendendo

Um desafio para muitas mulheres é decidir se vai ficar bem com o cabelo mais claro. O clareamento tipo morena iluminada 2020 é uma ótima forma de decisão. Como o resultado é mais sutil, você pode pedir para que as mechas sejam super discretas no começo. Assim, será possível primeiro se acostumar com o espelho.

Outro critério interessante é o seu tipo de rosto. Tons mais claros tendem a aumentar um pouco a percepção de tamanho. Assim, se você tem cabelos curtos, isso significa que a região das bochechas será iluminada com um ombré. Logo, se você quer disfarçar a região, pode ser interessante esperar que os fios cresçam um pouco mais antes de colorir. 

Na dúvida de o que fazer com os cabelos, sempre pense que menos é mais. É melhor corrigir um clareamento sutil do que ter que tonalizar um platinado.

Está se sentindo mais confiante em apostar no estilo morena iluminada 2020? Pode ter certeza que se trata de uma tendência que veio para ficar. Mas tudo bem se ainda se sentir melhor com os fios escuros. O que sempre vale a pena é manter a sua personalidade!

Se você quer mais alguma dica sobre o assunto, aproveite para deixar um comentário! Vamos ter o maior prazer em te responder em um próximo artigo! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*