Botox capilar ou escova progressiva: descubra qual é a melhor opção

cabelo liso feito por botox capilar ou escova progressiva
Os cuidados com cabelos possuem muitas opções

A quantidade de procedimentos para o cabelo são sempre cheias de novidades. É por isso que surgem dúvidas sobre o que é melhor: botox capilar ou escova progressiva? Você sabe qual escolher?

Muito populares, essas duas técnicas estão presentes em todos os salões de beleza. Com necessidade de um profissional — evite fazer sozinha em casa! — é sempre interessante analisar as opções com calma.

Para te ajudar na decisão, reunimos as informações mais relevantes sobre o assunto a seguir. Boa leitura! 

Entenda como funciona o botox capilar

exemplo de botox capilar
O botox capilar ajuda a repôr massa no cabelo

Você lembra para quê serve a aplicação de botox na pele? O intuito é preencher a disfarçar as rugas. E no cabelo não é diferente.

O que acontece é que os fios perdem massa ao longo do tempo. Essa perda é natural, especialmente se você não investir em hidratação, por exemplo. Entretanto, o resultado é mais frizz, um aspecto mais poroso e fios difíceis de lidar. O que o botox vai fazer é tentar corrigir esse problema.

Na prática, esse tratamento preenche o cabelo. Isso significa que os fios ficam mais fechados, com as cutículas menos arrepiadas. É por isso que o frizz some e passa uma impressão de estar mais liso. Além disso, deixa um aspecto mais saudável sem agredir o cabelo. 

Se trata, portanto, de um tratamento para a saúde dos fios.

Saiba qual é a ação da escova progressiva

antes e depois de escova progressiva
A escova progressiva muda a estrutura do cabelo

Enquanto isso, a escova progressiva existe como um procedimento que transforma as cutículas do cabelo. Em vez de tratar, essa técnica vai agir como um aliado para mudar a estrutura capilar. 

Contando com o uso de químicas, a escova age nos fios em diferentes níveis. Há alguns anos, por exemplo, era possível incluir formol na fórmula. Foi nessa época que surgiram aqueles cabelos super lisos. O problema é que essa ação agride bastante os fios.

Atualmente, os produtos são mais suaves. Entretanto, a ação de uma escova progressiva também pode causar enfraquecimento dos fios. E perda de massa. Dessa forma, o efeito será de um liso, com menos volume. Contudo, a saúde do fio nesse caso não é a prioridade.

Convém dizer também que a escova progressiva precisa de mais cuidado em relação à interação com outros produtos como tintura, por exemplo. 

Veja quando é indicado fazer uma selagem capilar 

antes e depois de selagem capilar
A selagem tem diferentes níveis de química

Outro procedimento que se confunde bastante com botox capilar ou escova progressiva é a selagem. Você já ouviu falar?

Embora tenha algo em comum com o botox, já que sua intenção é de preencher os fios, a técnica é diferente. Nesse caso, o preenchimento é baseado em reposição feita com queratina líquida. E, em seguida, aplicação de chapinha em alta temperatura para ajudar na penetração dos nutrientes. 

Ao selar as cutículas, vai acontecer também a redução do frizz e o alisamento do cabelo. O grau de capacidade para alisar, porém, vai depender do tipo de produto utilizado. Algumas fórmulas vão conseguir fechar melhor as cutículas, enquanto outras terão uma ação mais leve.

Com um cheiro mais suave, costuma ser uma opção mais natural e menos agressiva do que a escova progressiva. Seria como um intermediário entre a escova e o botox. 

Descubra se é melhor botox capilar ou escova progressiva

botox capilar ou escova progressiva usam chapinha
A escolha do procedimento depende do seu objetivo

Agora que você já entendeu qual é a diferença entre botox capilar e escova progressiva, é hora de considerar o seu objetivo. A questão é como usar esses tratamentos e procedimentos de acordo com as suas necessidades e atuais condições capilares.

Em geral, cabelos que já possuem química tendem a se dar melhor com tratamentos. Não é raro, por exemplo, fazer o botox capilar entre as sessões de escova progressiva. Essa escolha permite que os fios se recuperem durante algumas semanas antes de alisar novamente. 

Da mesma forma, a selagem é um aliado para quando o cabelo está rebelde por perda de massa da escova. É por isso que o mais interessante é sempre conversar com um profissional de sua confiança. E sempre solicitar o uso de produtos de qualidade, sejam eles nacionais como a Inoar ou importados. Dessa forma, você garante a saúde dos fios. 

Em resumo, para escolher se é melhor botox capilar ou escova progressiva, você precisa avaliar os seus fios. Caso estejam debilitados, o alisamento pode não ser o mais indicado. Assim, um tratamento profundo vai ajudar na recuperação e ainda garantir fios mais comportados.

Qual procedimento você mais costuma fazer? Já pensou em assumir os cachos e deixar os alisamentos de lado? Aproveite para deixar um comentário contando pra gente! Vamos ter o maior prazer em saber mais dos seus cuidados de beleza!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*