6 dicas para acabar com as pontas duplas

pontas duplas
As pontas duplas acontecem com frequência

Não importa o tipo de cabelo, as pontas duplas sempre podem aparecer. A boa notícia é que, com alguns cuidados, você pode acabar com elas.

Em geral, o corte regular ajuda a combater este problema. No entanto, esta não é a única solução para os fios.

Confira a seguir 7 dicas de como lidar com as pontas duplas! 

Entenda o que são pontas duplas

cabelo com pontas
É importante avaliar as condições dos fios

Antes de qualquer coisa, é interessante compreender a estrutura do seu cabelo. Cada fio é composto por uma haste capilar dividida em 3 camadas. Existe a cutícula, a haste e o córtex.

O que acontece é que muitas vezes, a cutícula sofre alguma agressão externa e este córtex acaba exposto. É assim que surge o problema. A partir deste momento, há diferentes alternativas para este dano.

E realmente, o corte costuma ser a mais simples por parar o problema no começo. No entanto, é possível também tratar os fios para que as pontas duplas sejam seladas ou, pelo menos, contidas. 

Veja como combater seu aparecimento

corte bordado
O corte bordado é uma forma de retirar as pontas duplas sem alterar o comprimento

O que pouca gente sabe ou percebe é que há diferentes tipos de pontas duplas. Pode ser apenas um fio se desprendendo ou até mesmo um pequena “arvorezinha”, com várias pontas se espalhando.

Dessa forma, é importante avaliar cada caso para saber o tratamento adequado. Confira as 7 dicas:

Escolha melhor os produtos

Uma rotina capilar adequada é o primeiro passo para acabar com o aparecimento das pontas duplas. Produtos de limpeza profunda, por exemplo, podem deixar a estrutura mais ressecada e fragilizada. 

Tenha cuidado ao desembaraçar

Nunca comece a desembaraçar os fios pelo topo da cabeça. O ideal é começar pelas pontas e fazer aos poucos. Do contrário, pode forçar a estrutura capilar e facilitar o aparecimento das pontas duplas.

Evite banhos quentes

Quando você usa água muito quente no banho, acaba deixando as cutículas do cabelo muito abertas. Dessa forma, há mais risco de que o córtex seja exposto e cause o problema.

Planeje os procedimentos químicos

Alguns procedimentos são muito agressivos para o cabelo, como a descoloração. Quando não houver a possibilidade de evitar, planeje um cronograma. Utilize cremes de hidratação profunda, por exemplo, antes de começar.

Procure a selagem capilar 

O botox capilar, a selagem e até mesmo a escova progressiva ajudam a fechar as cutículas dos fios. Cabe, contudo, avaliar se este é o caminho que você deve seguir para ter o resultado que deseja.

Conheça o corte bordado

Lembra que não precisa cortar? No entanto, você pode e deve aparar as pontas duplas. O corte bordado é uma forma de fazer isso sem alterar o comprimento. A técnica retira o excesso e alinha o cabelo.

Em resumo, dá para acabar com as pontas duplas principalmente por meio de tratamentos e cuidados preventivos. Com alguns cuidados no dia a dia, seu cabelo vai ficar muito mais bonito e saudável.

Gostou das dicas? Então aproveite para compartilhar com suas amigas em sua rede social favorita! Dá até pra colocar nos stories do Instagram agora! 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*